Colégio de Medicina Geral e Familiar Perfil de competências do especialista em Medicina Geral e Familiar «General practice is the easiest job in the world to do badly, but the most difficult to do well»



Baixar 1.07 Mb.
Página1/33
Encontro25.06.2021
Tamanho1.07 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   33





Colégio de Medicina Geral e Familiar
Perfil de competências do especialista em

Medicina Geral e Familiar

«General practice is the easiest job in the world to do badly,

but the most difficult to do well»

Sir Denis Pereira Gray (1)


Documento elaborado de acordo com Portaria n.º 79/2018 – Regulamento do Internato Médico e Portaria nº 125/2019 de 30 de abril - Atualização do programa de formação da área de especialização de Medicina Geral e Familiar

Direção do Colégio

Isabel Santos; Víctor Ramos; Gonçalo Envia; Ana Luísa Bettencourt; Marta Ornelas, Edite Spencer; Elsa Martins; Ivo Reis, Joana Monteiro; Paulo Santos, António Romão



Assessores: Armando Brito de Sá, André Reis, Rute Teixeira, Paulo Miranda Sim

Prefácio em nota de homenagem

A Medicina Geral e Familiar (MGF) foi a primeira especialidade médica a ter uma definição explícita do perfil profissional e a dispor de um programa de formação por objetivos. As Coordenações de Internato de Medicina Geral e Familiar (CIMGF) têm, desde 1989, Cadernetas de Estágio com objetivos bem definidos. Estas cadernetas foram aperfeiçoadas ao longo dos anos. Atualmente, todas as 7 CIMGF dispõem de Manuais de Formação.

O Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos publicou em 1995 o perfil do orientador de formação.

Deste modo, o documento que agora se publica é fruto de muitos anos de prática formativa, não só dos que agora lhe dão letra e forma, mas de muitos outros que desde o nascimento da especialidade, em 1981, foram parte ativa do processo de formação específica em exercício e que fizeram parte das anteriores direções do Colégio, das direções dos Institutos de Clínica Geral e das Coordenações e Direções de Internato.

Alguns dos mais proeminentes protagonistas deste percurso já não estão entre nós. Aqui deixamos uma nota de gratidão a quatro colegas que se distinguiram pelos projetos que encabeçaram, pela sua generosidade cívica e pelo que fizeram na área da formação especializada em MGF.



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   33


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal