Classicismo foi um movimento de renovação artístico literário que surgiu na Itália, no século xvi, durante o movimento renascentista



Baixar 11.33 Kb.
Encontro11.12.2021
Tamanho11.33 Kb.
#19331
Classicismo (1)

Classicismo foi um movimento de renovação artístico literário que surgiu na Itália, no século XVI, durante o movimento renascentista, que tinha o significado de renascimento das obras da Antiguidade Clássica da Grécia e de Roma.

Os artistas e intelectuais renascentistas consideravam a Antiguidade Clássica greco-romana como um exemplo a ser seguido, porém não se limitavam a imitá-la, buscavam criar obras originais que representassem as aspirações de sua época.



O Renascimento começou na Itália e se espalhou por outros países da Europa. Os abundantes vestígios materiais da antiga civilização existente em toda a Itália serviram de fonte de inspiração e estímulo para os artistas desse movimento. O Renascimento é considerado o marco inicial da era moderna.

Em Portugal, Luís Vaz de Camões e Sá de Miranda destacaram-se como os principais representantes do classicismo. O primeiro notabilizou-se pelo poema épico Os Lusíadas, e o segundo, por introduzir a técnica de composição de poemas em versos decassílabos.
Baixar 11.33 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2023
enviar mensagem

    Página principal