Cinema e história: perspectiva dialógica sobre fonte e sociedade



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CINEMA E HISTÓRIA: PERSPECTIVA DIALÓGICA SOBRE FONTE E SOCIEDADE

Gustavo Ferreira do Nascimento

Graduando em história- Instituto Federal de Goiás

Resumo: A presente produção almeja pontuar o cinema enquanto fonte histórica, articulando o debate entre Ferro e Napolitano para tal problemática. Categoriza-se também a aplicabilidade dos conceitos Bakhtinianos no cinema como: dialogismo, poliglossia,e enunciado. Tendo em vista que a análise de produções culturais possibilite dimensionar a construção identitária de determinados grupos, já que gradativamente constata-se um corrente processo de conjectura entre atuação política e identidade. Instrumentaliza-se esse referencial teórico para pensar o cenário estadunidense devia a sua produção cinematográfica massiva, que carrega o discurso da modernidade. Esse material ainda apresentará o projeto Transmoderno de Dussel, que defende a equidade e dialogo das vozes dos grupos presentes na sociedade contemporânea, mesmo que transitório, como resposta a eminente crise da modernidade em cumprir com suas promessas.

Palavra-chave: Transmodernidade, Representação, Dialogismo e Linguagem.

Abstract: Present production aims to punctuate the cinema as a historical source, articulating the debate between Ferro and Napolitano for such a problem. An application of the Bakhtinian concepts in the cinema is also categorized as: dialogism, polyglossia, and utterance. To have an analysis of the production techniques, the possible possibilities for a group in the construction groups are already in the constructive it is a structure process of conjecture in between politics and identity. This theoretical framework is instrumentalized to think of the American scenario to divert its massive cinematographic production, which carries the discourse of modernity. This material still presents the Dussel Transworld project, which defends and dialogues the voices of the groups present in contemporary society, even though the transit, as an eminent response to the crisis of modernity in fulfilling its promises.

Keywords: Transmodernity, Representation, Dialogism and Language.

Introdução

O objetivo dessa produção é apresentar os resultados parciais da pesquisa da pesquisa: “A homossexualidade no Oscar: representações, identidades e ações sociais no cinema transmoderno dos Estados Unidos”. Visando assim debater a legitimidade do cinema como fonte histórica, reunindo vários autores para ponderar adequadamente as manipulações discursivas, além aspectos objetivos e subjetivos. Justificando a escolha do cinema estadunidense por possuir ampla influencia no globo e propagar o discurso moderno, cenário viável para a implementação de um projeto filosófico-político transmoderno. Para a análise dessa produção cultural municia-se dos conceitos bakhtinianos, aplicando-os ao cinema, de modo que possa: historicizar um recorte temático, dimensionar os impactos socais e dialogar com outras obras.






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