Centro de educaçÃo infantil colmeia’s apresentaçÃO



Baixar 474.53 Kb.
Página1/64
Encontro16.03.2020
Tamanho474.53 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   64

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COLMEIA’S

APRESENTAÇÃO

A elaboração do Projeto Político Pedagógico do CEI Colmeia’s resultou de um processo de construção coletiva entre as diferentes equipes de profissionais, que fazem parte do quadro de colaboradores e da colaboração do Conselho de Pais e Educadores.

Esta se baseou em estudo e pesquisa da realidade de nosso CEI, no processo de organização pedagógica. Nosso objetivo com este documento é orientar as ações pedagógicas para esta etapa da Educação Básica, para definir a linha comum das ações que todos os professores devem seguir.

Nossa proposta visa integrar as ações entre Educar e Cuidar, possibilitando o direito da criança brincar, socializar-se e participar na construção do conhecimento, potencializando sua autonomia e desenvolvendo-se integralmente.

Esse documento deve garantir a educação de forma intencional, respeitando os as áreas de formação de acordo com a faixa etária das crianças, além de possuir caráter divertido e prazeroso das atividades. Onde o Jogo e o Brinquedo representam formas de aprendizagem importante a ser utilizada com a criança uma vez que articulam o conhecimento em relação ao mundo em que vive.

Os conteúdos de aprendizagem estão organizados, pois são os instrumentos que dispomos para compreensão da realidade, oferecidos pelas diversas áreas do conhecimento. Ao serem selecionados para Planejamento da Ação necessitamos de critérios que respondam às exigências reais do público infantil integrado pelo trabalho interdisciplinar e contextualizado. Por isso, a necessidade do CURRÍCULO, para viabilizar o processo de ensino referente ao conhecimento escolar e as experiências de aprendizagem.

No CEI Colmeia’s, os ambientes e os materiais, assim como o espaço e o tempo, devem ser planejados pedagogicamente, para que favoreçam o aprendizado e o desenvolvimento, sendo importante considerar que a criança precisa exercer o que é próprio da idade. Assim selecionar e organizar conteúdos, conhecimentos e atividades no Projeto Político Pedagógico da Educação Infantil significa levantar possibilidades amplas de conhecimento com essas crianças, abrangendo todos os aspectos de formação humana e levando em consideração suas necessidades e especificações, abrindo sempre espaços para o imprevisível. Além de definir eixos que deem conta de abranger a infinidade de conhecimentos possíveis de ser trabalhado com essas crianças ao mesmo tempo, permitir a articulação com aspectos da vida cidadã e com todos os aspectos do seu desenvolvimento.

Desta forma o CEI é caracterizado como espaço lúdico, de imaginação, de criatividade, de curiosidade, e de brincadeira, onde o Educar e o Cuidar devem estar presentes em todas as intenções pedagógicas.

Nesta perspectiva de Educar e Cuidar busca-se a construção de um saber que contribua para formação da identidade social e cultural da criança, onde possa refletir sobre os primeiros passos que as orientam para a vida toda.



  1. Catálogo: 2015
    2015 -> Ra uma vez, em um reino muito distante, um rei e uma rainha que tinham tudo o que precisavam, mas viviam
    2015 -> Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais Mestrado Acadêmico e Doutorado em História, Política e Bens Culturais Mestrado Profissional
    2015 -> História Constitucional da Alemanha Deutsche Verfassungsgeschichte
    2015 -> História Constitucional da Alemanha Deutsche Verfassungsgeschichte Prof. Sven Korzilius
    2015 -> As mudanças na forma de integraçÃo japonesa na amazônia brasileira jonatha Rodrigo de Oliveira Lira1 Katiani Tatie Shishito2 Bladimir Carabali3 Alberto Augusto Eichman Jakob4 Resumo
    2015 -> Passos em direçÃo a uma metodologia pós-colonial: pesquisando educaçÃo do campo no brasil
    2015 -> Iv atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade
    2015 -> Alas costa rica 2015 gt 17 reestructuración productiva, trabajo y dominación social auto-organizaçÃo social em espaços de trabalho e produçÃO: notas para uma crítica à economia solidária
    2015 -> Relativismo e universalismo: a dialética intercultural como condiçÃo de possibilidade dos direitos humanos na sociedade multicultural ana Leticia Anarelli Rosati Leonel Universidade do Vale do Rio dos Sinos – unisinos – Brasil resumo


    Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   64


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal