Cartas que desnudam a alma: pobre gente, de fiódor m. Dostoiévski autora



Baixar 36.48 Kb.
Página1/6
Encontro12.03.2020
Tamanho36.48 Kb.
  1   2   3   4   5   6

CARTAS QUE DESNUDAM A ALMA: POBRE GENTE, DE FIÓDOR M. DOSTOIÉVSKI
Autora: Maria da Consolação Soranço Buzelin (Uniandrade).
Orientadora: Sigrid Renaux.
Introdução
Pobre gente, novela epistolar de 1884, é a primeira novela da juventude de Dostoiévski, que a escreveu aos 23 anos. Nela, os elementos estruturais do discurso passam a ser elementos da consciência de Makar Alieksiéievitch e Varvara Alieksiéievna.

Consideraremos nessa obra não só a perspectivada da pobreza, como também aspectos relativos à vida interior do homem, ou seja, a sua alma. As cartas apresentam todo o drama da vida desses dois personagens. Ao expor esses dramas, Dostoiéviski fala de todo um contexto social vigente na época, o que estabelece um diálogo constante.

No tratamento dado à pobreza pelo autor e de como seu efeito é sentido por Makar e Varvara é preservada a dignidade desses personagens, pois mesmo na miséria, Dostoiévski traça o perfil de ambos, de forma humana e digna.

Em sua primeira novela, obra importante por prenunciar muitos de seus personagens em outros contos, romances e novelas, tais como Noites brancas, Os irmãos Karamazov e Memórias do sub-solo, Dostoiévski apresenta personagens pobres, funcionários modestos, órfãos, pessoas desonestas e relegadas pela sociedade.Conforme cita Leonid Grossman:


(...) o tema do pauperismo, que se apoderara do jovem Dostoiévski não cessava, até ao fim, de se materializar numa série de personagens principais. Nos dramas de Dostoiévski, o mal social se define não tanto pelas forças políticas da época quanto se desenvolve independentemente no cotidiano , suscitado pelas paixões e pelos que as sentem. (GROSSMAN, 1967, p.146)
Ao nos apoiarmos na teoria do dialogismo, de Bakhtin, estaremos entendendo de como ele é fator importante para compreender como os diálogos entre os personagens são realizados em Pobre gente e de como eles contribuem para compreender a alma desses personagens, tema caro a Dostoiévski.



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal