Canais de marketing



Baixar 221.92 Kb.
Página1/10
Encontro16.03.2020
Tamanho221.92 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10




Desenvolvimento Local e Extensão Rural: o trabalho das mulheres cisterneiras como alternativa para convivência com o semiárido do Sertão do Pajeú, Pernambuco.
Local development and Rural Extension: The job of women “cisterneiras” as an alternative to get along with semiarid region of Sertão do Pajeú, Pernambuco.
Giselle Gomes da Silva Prazeres Souza, Mestranda em Extensão Rural e Desenvolvimento Local POSMEX – UFRPE, giselle.zeli@gmail.com

Profa. Dra. Irenilda de Souza Lima, Doutora em Comunicação pela USP-SP, irenilima2@gmail.com

Prof. Dr. Hemerson Fernandes Calgaro, Doutor em Agronomia pela UNESP - UNISALESIANO, hemerson@unisalesiano.edu.br



RESUMO
A presente pesquisa focaliza analisar o trabalho de mulheres agricultoras familiares que, na diversidade de trabalho que executam, também constroem reservatórios de água denominadas cisternas. O trabalho das mulheres se constitui numa estratégia de resistência no âmbito das alternativas para o convívio com o semiárido, no apoio de políticas públicas de atendimento pela extensão rural para mulheres no Sertão do Pajeú, no município de Ingazeira – Pernambuco – Brasil. Na metodologia, indica-se que se trata de uma pesquisa qualitativa com uso de observação direta, entrevistas com roteiro semiestruturado e análise documental. No resultado inicial, verificou-se ser esta atividade uma possibilidade de renda para algumas mulheres sertanejas e traz subsídios para as reflexões sobre temas como divisão sexual do trabalho, participação das mulheres na sociedade e a crescente luta pela garantia de Direitos e transformação de vidas e importância da extensão rural nas formas de convivências com o semiárido.
Palavras-chave: agricultura familiar-extensão rural – semiárido




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal