Camarotização da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia



Baixar 15.32 Kb.
Encontro31.08.2021
Tamanho15.32 Kb.

Camarotização da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia


A ‘’camarotização’’ na sociedade, é a separação de classes em lugares onde, anteriormente, independente de sua renda, ou, limite no cartão de crédito, compartilhariam dos mesmos privilégios e a falta deles. Mas, com o passar do tempo, é cada vez mais comum ouvir ou ler os termos ‘’acesso vip, área vip, salão vip, pulseira vip’’ pois, aqueles que desfrutam do privilegio riquezas, querem cada vez mais mostrar que possuem a mesma.

No Brasil, isso é cada vez maior, e essa diferença entre classes, aumenta cada vez mais, em um país onde 90% da riqueza se encontra em apenas uma pequena parcela da população, falamos de 10%, essa diferença de bens, tende a aumentar cada vez mais, por que alguém bem afortunado escolheria a mesma opção pública que uma pessoa assalariada, sendo que pagando um valor, que para ele, não representa quase nenhum custo para seus bolsos.

A camarotização, não deveria deixar de existir, mas, deveria ser acessível, de modo que tanto um advogado, carteiro, policial, professor ou até mesmo empreendedor, pudesse desfrutar dos mesmos benefícios que o ‘’acesso vip’’ oferece.

Para reverter esse efeito, é necessário chegar a raiz do problema, cujo nada mais é que, a distribuição das riquezas, como é possível que 90% da população junta, tenha ao todo, apenas 10% das riquezas? Isso também deve-se ao fato de que cada vez menos, os estudantes, que são os futuros empreendedores, atendentes, engenheiros, estão perdendo cada vez mais a vontade pelo estudo, e é compreensível, pois, um professor não ganha nem perto do salário de um apresentador de programa ou até mesmo, jogador de futebol.



Esse questão, não iria ser tão problemática se os serviços públicos, como parques, faculdades, áreas de lazer, fossem tão agradáveis quanto os serviços pagos, pois, ninguém iria precisar pagar para obter acesso ‘’vip’’ se os mesmos fossem oferecidos de maneira acessível, ou até mesmo gratuita.

Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal