Camargo, A. Capobianco, J. R. Oliveira, J. A. R. (org.) Meio Ambiente Brasil



Baixar 1.01 Mb.
Página1/49
Encontro12.12.2019
Tamanho1.01 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   49



Faculdade Machado Sobrinho Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Professora: Michelle Cheminand

BIBLIOGRAFIA

TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

CAMARGO, A. CAPOBIANCO, J. R. OLIVEIRA, J. A. R. (org.) Meio Ambiente Brasil: avanços e obstáculos pós- Rio-92. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.

TRIGUEIRO, A. (org.) Meio Ambiente no Século 21. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.


Material organizado por Denise Curi – Gestão Ambiental ed.: Pearson SP

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE

  1. Naturalista: compreende o ambiente enquanto sinônimo de natureza. Enfatiza aspectos naturais do meio (flora, fauna, recursos naturais)



  1. Antropocêntrica: Ambiente é algo a ser dominado pelo homem. Os recursos naturais estão a serviço do homem. “O ambiente é importante para a sobrevivência do homem”



  1. Globalizante: conceito mais abrangente que evidencia as relações recíprocas entre natureza e sociedade. Interação complexa de dimensões físicas, biológicas, políticas, culturais, éticas, técnicas, etc:

Uma representação social é um conjunto de crenças, valores, significados construídos por um dado grupo social. Representa os significados simbólicos atribuídos pelos sujeitos. Tomar o meio ambiente como uma representação social significa assumir que não há um conceito fechado, absoluto para o termo. O que existem são diferentes representações que representam diferentes modos de entender o ambiente, diferentes orientações político-ideológicas de compreender os problemas ambientais. A representação social naturalista de meio ambiente, bastante comum no imaginário social, não internaliza o homem como parte integrante do ambiente, deste modo o reduz à sua dimensão natural. A representação globalizante é hoje aquela assumida por grande parte do movimento ambientalista que busca um olhar mais abrangente para as questões ambientais.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   49


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal