Bom dia a todos. É uma alegria novamente poder estar aqui na frente e compartilhar algumas palavras que o s enhor



Baixar 490.66 Kb.
Página1/7
Encontro25.06.2021
Tamanho490.66 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7

Aliança

(בְּרִית / διαθήκη)

Bom dia a todos. É uma alegria novamente poder estar aqui na frente e compartilhar algumas palavras que o Senhor tem colocado no meu coração. Para aqueles que são visitantes, separamos alguns domingos do ano onde a programação é preparada pelos jovens da igreja. Geralmente nós tentamos fazer alguma coisa diferente, quebrando um pouco o padrão da liturgia que estamos acostumados. Na última vez que estive aqui, convidei algumas irmãs da igreja para compartilharem experiências de vida relacionadas ao tema saudade. Mas hoje eu não fui muito criativo nesse sentido. Ao invés de termos uma outra pessoa aqui na frente, resolvi trazer o quadro branco. Portanto, a mensagem de hoje vai parecer um pouco como uma sala de aula. O que é bom, já que eu gosto de ensinar e dar aula.

O tema que escolhi trazer para refletirmos hoje faz parte de uma série de estudos de palavras-chaves da Bíblia. Série que pretendo desenvolver aos poucos na medida que eu tiver mais oportunidades de estar aqui na frente. Existem algumas palavras-chaves que são de extrema importância para a base da fé cristã. E uma coisa legal é que muitas das palavras que usamos no nosso dia-a-dia tem um significado no contexto secular, mas que ganham um sentido e uma profundidade singular quando interpretamos-as dentro do contexto bíblico. Nós veremos um exemplo disso hoje.


Como vocês podem ver no slideshow, a palavra de hoje é aliança. E quando alguém diz essa palavra para você, qual a primeira coisa que vem na sua cabeça? Casamento, certo? A Bíblia também faz uso dessa palavra em várias ocasiões no contexto do casamento. Nós iremos ver algumas aplicações nesse sentido, mas antes gostaria de mostrar o uso dessa palavra em um outro contexto. Vocês conseguem adivinhar em que outra situação essa palavra aparece na Bíblia? Quem pensou em tratados entre duas nações acertou. Vamos ver agora um trecho onde dois reis, o Rei Salomão de Israel e o Rei Hirão de Tiro, fazem uma aliança, ou seja, um pacto, onde cada parte promete fornecer ao outro algumas matérias-primas. Vocês podem me acompanhar no slideshow. Aliás, vamos deixar combinado uma coisa hoje? Vocês não precisam abrir as suas Bíblias durante toda a mensagem. Eu vou ler e comentar as passagens e acredito que assim vai ser bem mais interessante e proveitoso para a exposição de hoje. Combinado? Vamos para o trecho:
Assim Hirão se tornou fornecedor de toda a madeira de cedro e de pinho que Salomão desejava, e Salomão deu a Hirão vinte mil tonéis de trigo para suprir de mantimento a sua corte, além de vinte mil tonéis de azeite de oliva puro. Era o que Salomão dava anualmente a Hirão. O Senhor deu sabedoria a Salomão, como lhe havia prometido. Houve paz entre Hirão e Salomão, e os dois fizeram [uma aliança].
Vemos aqui então um exemplo de aliança entre dois reis. Hirão promete dar madeira para Salomão e em troca, Salomão promete dar a Hirão trigo e e azeite.

Qual a ideia geral de uma aliança? Tanto nesse exemplo que acabamos de ver como nas demais alianças, pressupõe-se o envolvimento de duas partes, onde cada parte faz promessas de modo que eles possam alcançar um certo objetivo, um alvo em comum que seria impossível de ser alcançado apenas com uma das partes isoladamente. Nesse caso, a aliança entre esses dois reinos vizinhos eventualmente funcionaria como um acordo de paz para os próximos anos. E percebam que, apesar da aliança ter sido estabelecida entre duas pessoas, os dois reis, ela acaba reverberando para um círculo de pessoas, nesse caso os cidadãos que pertenciam a esses dois reinos.


Agora vamos ver dois exemplos do uso da palavra aliança no contexto do casamento. Na verdade iremos ver dois exemplos ruins, onde uma das partes não cumpriu os seus votos de fidelidade. No primeiro exemplo veremos a infidelidade no lado do marido, e no segundo no lado da esposa. O primeiro trecho está em Malaquias 2.14:



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal