Bernard tschumi e a paisagem



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MUSEU DA ACRÓPOLE DE ATENAS: A ARQUITETURA DE 



BERNARD TSCHUMI E A PAISAGEM 

PROCÓPIO, C. M. O. (1); NERES, R. M. (2) 

 

1. Arquiteta e urbanista formada pela FCT/UNESP campus de Presidente Prudente e especialista 



pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Arquiteta na Forte, Gimenes, Marcondes Ferraz 

– FGMF 


e professor assistente na Universidade Paulista 

– UNIP. 


Avenida Dr. Altino Arantes, 668 ap. 91 

– São Paulo/SP 

carmem.procopio@gmail.com 

 

2. Arquiteto e urbanista formado pela FCT/UNESP campus de Presidente Prudente e especialista 



pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Arquiteto na Companhia Paulista de Trens 

Metropolitanos 

– CPTM e professor assistente na Universidade Paulista – UNIP. 

Rua das Campânulas, 326 

– São Paulo/SP 

rodrigo.morganti@gmail.com 

 

RESUMO 

Bernard Tschumi estabelece em seu livro Event-Cities 3 uma abordagem teórica de alguns de seus 

projetos  sustentada  pela  tríade  conceito/contexto/conteúdo.  O  arquiteto,  explorando  o  conhecido 

potencial  metodológico  e  conceitual  do  s  eu  processo  de  trabalho,  revela  as  estratégias  projetuais 

adotadas  estabelecendo  relações  de  indiferença,  reciprocidade  e  conflito  entre  a  tríade.  Dentre  as 

obras  que  são  apresentadas  no  livro  está  o  New  Acropolis  Museum,  aclamado  pela  crítica  e  pelo 

público,  foi  inaugurado  em  2009  e  construído  em  Atenas  para  abrigar  uma  importante  coleção  de 

esculturas da Grécia antiga e os frisos do Parthenon. De maneira contrária ao indício antagônico que 

o  subtítulo  do  livro  sugere  para  as  três  palavras  -  Concept  vs.  Context  vs.  Content  -  o  projeto  se 

consolida  conceitualmente  como  uma  conformação  de  interpretações  extraídas  do  contexto  que 

resultam  em  um  partido  arquitetônico  extremamente  forte  e  particular.  Adicionado  como 

condicionante  está  o  conteúdo  singular  exibido  no  museu,  os  conhecidos  Mármores  de  Elgin, 

sobretudo  as  peças  componentes  do  friso  do  Parthenon  extraídos  do  templo  pelos  ingleses  e 

atualmente em exposição no British Museum. O contexto geográfico e histórico que a princípio impõe 

uma  série  de  restrições  técnicas  e  culturais  ao  desenvolvimento  do  processo  projetual  define  o 

partido arquitetônico. O sítio arqueológico contendo séculos de vidas cívicas de Atenas existente no 

terreno  escolhido  para  o  museu;  a  conformação  da  malha  urbana  atual  da  cidade;  a  onipresente 

história de Atenas, símbolo da civilização grega; e a presença marcante do Parthenon, uma das mais 

importantes construções da arquitetura ocidental. O museu, locado aos pés da Acrópole e com vista 

privilegiada  para  o  Parthenon,  constitui-se  como  uma  grande  caixa  elevada  do  solo  que  garante  a 

preservação  das  escavações  arqueológicas  e  é  arrematada  por  uma  leve  estrutura  de  vidro  no  seu 

topo,  onde  estão  dispostos  os  frisos  do  Parthenon  e  outros  elementos  provenientes  da  histórica 

edificação. Divida claramente em três partes, a edificação é a expressão das restrições transformadas 

em  conceito  arquitetônico,  nas  palavras 

do  arquiteto:  “conceitualizou-se  o  contexto”.  A  galeria  de 

vidro  no  topo  permite  relação  direta  com  o  Parthenon  através  de  vistas  privilegiadas;  o  volume 

intermediário  abriga  a  coleção  geral  do  acervo; e  a  base, sob  pilotis,  preserva  as  escavações.  Uma 



 

3° COLÓQUIO IBERO-AMERICANO PAISAGEM CULTURAL, PATRIMÔNIO E PROJETO - DESAFIOS E PERSPECTIVAS  

Belo Horizonte, de 15 a 17 de setembro 

 

vez  compreendida  a  paisagem  como  um  conjunto  de  formas  que  somadas  exprimem  as  heranças 



sucessivas existentes, a disposição formal adotada para o museu estabelece relações e atribui novas 

dimensões à paisagem ateniense em diversos níveis. Há um evidente diálogo cultural e arquitetônico 

com a Acrópole, pois a partir da galeria de vidro no topo da edificação podem ser vistos os frisos e o 

Parthenon.  Ao  mesmo  tempo  que  as  relações  históricas  são  mantidas  com  a  preservação  das 

escavações  que  trouxeram  à  luz  vestígios  da  antiga  civilização  grega.  O  New  Acropolis  Museum  é 

impensável  fora  do  contexto  da  colina  sagrada  da  cidade  de  Atenas  e  do  templo  de  Parthenon.  O 

projeto  tornou-se  inseparável  das  circunstâncias  culturais  do  terreno,  transformando  a  paisagem,  e 

consequentemente toda  a  história  de  uma  civilização,  em  elemento indissociável  da  edificação  e  da 

visitação.   

 



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