Benefícios da radioatividade



Baixar 3.78 Mb.
Encontro22.06.2022
Tamanho3.78 Mb.
#23943
Benefícios da radioatividade

Benefícios da radioatividade

Objetivos,usos,recursos, etc...


Radioatividade é um processo natural e espontâneo em que átomos instáveis emitem radiação por meio de decaimento, a fim de diminuírem sua energia e tornarem-se mais estáveis.
"Radioatividade é a propriedade que alguns átomos, como urânio e rádio, possuem de emitirem espontaneamente energia na forma de partículas e onda, tornando-se elementos químicos mais estáveis e mais leves.
Usos mais comuns e benefícios da radioatividade:
Agricultura: A tecnologia de irradiação de alimentos melhora a qualidade de produtos alimentícios. Utilizado em frutas frescas, grãos e vegetais, o processo previne o brotamento, retarda a maturação e aumenta o tempo de conservação dos alimentos, facilitando o armazenamento e evitando transmissão de doenças.
Indústria: A técnica nuclear mais conhecida nessa área é a gamagrafia, uma radiografia de peças metálicas ou de estruturas de concreto, com a qual é possível verificar se há defeitos ou rachaduras que possam causar vazamentos. Foi utilizada, por exemplo, na construção do gasoduto Brasil–Bolívia.
Medicina: A irradiação possui várias aplicações na medicina. Uma delas é a radioterapia, empregada no tratamento de tumores. Também existem os radiofármacos, usados em avaliações neurológicas e cardiológicas, e os radioisótopos, cujo elemento mais comum é o iodo 131, que auxilia no diagnóstico de doenças da tireoide. A radioesterilização é outra tecnologia importante, aplicada no sangue e seus derivados e em tecidos humanos destinados a transplantes.
Meio Ambiente: Técnicas nucleares são empregadas em pesquisas nas áreas de monitoração e recuperação ambiental. Com elas, é possível avaliar os recursos hídricos, a física e a química de solos, datar superfícies, sedimentos marinhos, árvores e sítios arqueológicos. Já os traçadores radioativos permitem acompanhar o trajeto de poluentes no ar, no mar, nos rios ou no solo e, assim, detectar danos ao meio ambiente.
Um grande benefício da aplicação da radioatividade no nosso cotidiano é a produção de energia elétrica limpa. Essa fonte de energia corresponde hoje a 17% da geração de energia elétrica mundial.
A radiação também é usada nos alimentos, permitindo maior durabilidade à frutas e verduras, e para radiografar peças mecânicas permitindo assim diagnosticar defeitos ou peças quebradas.
Radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais por meio do emprego de feixe de radiações ionizantes. Essa tipo de radiação apresenta a capacidade de destruir células, por isso representa hoje uma importante arma no combate ao câncer. A radioterapia pode ser empregada com o objetivo de eliminar totalmente o câncer, visando à cura do paciente, ou para diminuir os sintomas da doença, evitando as possíveis complicações decorrentes da presença e crescimento do tumor.
Vemos que a radioatividade contribui ao nosso planeta de forma bem explicita, vejamos que em todos os lugares, vemos uma parte dela, contudo demonstra que ela nos ajuda a alcançar mais ainda o futuro e ajudar a combater doenças, contribuir em campos, escolas, hospitais, nossas casas etc...
Grupo:
João Gustavo
Hemyna Eloane
Amanda Cristina
Myslenne Trindade
Felipe Thiago
Luiz Seixas

Baixar 3.78 Mb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal