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Beatles, Sexo, Drogas, Ciência e Rock ’n’ Roll

Marcelo Sampaio de Alencar

Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (Iecom)

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)



Resumo

O artigo apresenta uma leitura das canções dos Beatles sob um novo ângulo, enfatizando a co-

notação sexual que os compositores insinuaram nas letras e também as ligações insuspeitas entre a

criptografia, a matemática, a biologia e alguns conceitos e ideias de integrantes do famoso conjunto

musical.

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Paul McCartney em Recife

O show de Paul McCartney, em Recife, foi um dos melhores espetáculos já apresentados na cidade, em

todos os tempos, com um desempenho impecável de sua banda e uma sequência incrível de fogos de

artifício.

Paul é, dos quatro, aquele que mais representa os Beatles, e realizou uma apresentação realmente

memorável em todos os sentidos, inclusive na comunicação com o imenso público que compareceu ao

Estádio do Santa Cruz. Ele se comunicou a maior parte do tempo em português, usando um teleponto, e

manteve uma empatia perfeita com os espectadores.

Comenta-se que Paul falou mais português com o público que Chico Buarque, que se apresentava no

Teatro Guararapes, na mesma hora. Uma crítica bem-humorada à lendária timidez do maior compositor

vivo do País. Ficou claro, entretanto, que as músicas dos Beatles ainda fazem muito sucesso, inclusive

com os adolescentes.

A música e a dança são duas das mais antigas formas de comunicação, e acompanham os seres

humanos desde sempre. Praticadas até por animais, elas são universais e perpassam etnias, povos e até

espécies. A música, como a dança, é uma forma usual de atrair um parceiro para o sexo, que é a maneira

padrão de se comunicar o ácido desoxiribonucleico (DNA) entre seres vivos, mas não a única.

Não é de estranhar que várias canções do Beatles tenham conotação sexual, mesmo que implícita.

Sexo, drogas e Rock ’n’ Roll sempre foram associados ao cenário musical. Porém, poucos notaram, na

época, as iscas sexuais que os Beatles inseriram em suas canções (1).

O principal motivo é que, no passado, havia uma preocupação maior da imprensa e dos críticos

com as referências às drogas, que poderiam estar presentes, por exemplo, em "Lucy in the Sky with

Diamonds", composta por John Lennon e Paul McCartney (2).

A primeira estrofe parecia remeter ao mundo psicodélico do ácido lisérgico (LSD), muito cultuado

pelos hippies na década de 1960.

"Picture yourself in a boat on a river, with tangerine trees and marmalade skies. Somebody calls you,

you answer quite slowly, a girl with kaleidoscope eyes."

Cuja tradução livre é:

"Imagine-se em um barco, em um rio, com árvores de tangerina e céus de marmelada. Alguém lhe

chama, você responde bem devagar, uma garota com olhos de caleidoscópio."

Porém, ao contrário da associação fácil às drogas, considerando que as iniciais das palavras formam

a sigla LSD, a canção nasceu em uma tarde de 1967, quando o filho de John, Julian, voltou do jardim

da infância Heath House com um desenho colorido de sua colega, Lucy O’Donnell, de quatro anos. Ao

explicar ao pai de que se tratava, disse que era "Lucy no céu com diamantes"(3)

1



Figura 1: Os Beatles em 1964.

A descrição impressionou John e levou à composição da canção, uma das faixas do disco "Sgt.

Pepper’s Lonely Hearts Club Band". Apesar da experiência com alucinógenos pela qual os Beatles

passaram, alegadamente introduzidos por Bob Dylan, a música traduz mais o interesse pelo surrealismo,

pelos jogos com palavras e pela obra de Lewis Carroll, o autor de "Alice no País das Maravilhas"e "Alice

Através do Espelho"(4).

John afirmava que as imagens de alucinações na canção foram inspiradas no capítulo "Lã e água"de

"Alice Através do Espelho", no qual Alice é levada pela correnteza do rio em um barco a remo conduzido

pela Rainha.




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