Basquetebol – Histórico



Baixar 0.6 Mb.
Página1/4
Encontro25.06.2021
Tamanho0.6 Mb.
#15640
  1   2   3   4

DISCIPLINA: Educação Física PROFESSOR: Alceu



EDUCAÇÃO FÍSICA

Basquetebol – Histórico


basquetebol, ou simplesmente basquete, é um esporte coletivo praticado entre duas equipes. Ele é jogado com uma bola, onde o objetivo é inseri-la no cesto fixo que está localizado nas extremidades da quadra.

Atualmente, o basquetebol é um dos jogos olímpicos mais populares no mundo. Nas escolas, é um dos esportes mais praticados nas aulas de educação física.



Partida de basquetebol



Você sabia?

O termo “basquetebol” vem da língua inglesa, onde “basket” significa “cesto” e “ball”, bola. Portanto, no inglês é Basketball. E o cesto era de pêssego.


Origem e História


O basquetebol foi criado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith (1861-1940).

Na época, ele trabalhava na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.



James Naismith, o fundador do basquetebol

O esporte surgiu como uma alternativa ao inverno rigoroso da região, em detrimento dos outros praticados ao ar livre como o basebol e o futebol. O surgimento do novo jogo despertou interesse entre os alunos da ACM e sua prática foi difundida muito rapidamente.

As primeiras regras do basquetebol foram publicadas em 1891 na revista Triangle, da YMCA, sob título “Um Novo Jogo”. As regras eram muito simples: não era permitido correr com a bola; os lançamentos deveriam ser feitos com as mãos, não podendo utilizar os pés, não era permitido segurar o adversário, etc.

Além disso, a ideia original era criar um esporte menos violento que o futebol americano. Aliado à isso, o professor criador pretendia integrar os alunos nas aulas de educação física e estimular a coletividade dos grupos.

O número de jogadores variava, inicialmente, entre 3 e 40 jogadores em cada equipe. Este número foi fixado em 5 (no ano de 1897) devido a problemas causados pelos espaços onde o jogo era praticado.

O primeiro jogo oficial de basquete foi disputado em 1892, e teve uma plateia aproximada de 200 pessoas. Nesse mesmo ano, as mulheres começaram a praticar essa modalidade. Já a primeira partida feminina ocorreu em 1896.

A modalidade feminina foi inserida pela professora de educação física Senda Berenson (1868-1954). Foi também em 1896 que o esporte chegou ao Brasil, trazido pelo norte-americano Augusto Louis.

Curioso notar que no início o esporte era praticado com uma bola semelhante à de futebol. Somente em 1984 que a bola de basquete, tal qual conhecemos hoje, foi desenvolvida por uma empresa de Massachusetts.

Bola de basquetebol

Somente mais tarde que o basquetebol passou a figurar nas Olimpíadas. O primeiro jogo de basquete olímpico aconteceu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, em Berlim.

Esse momento representou uma grande conquista para a disseminação do esporte pelo mundo. Hoje, cerca de 200 países são filiados à FIBA, Federação Internacional de Basquetebol.

Essa organização foi fundada em 1932 e é responsável por organizar os eventos relacionados com o basquete em nível mundial. Atualmente, sua sede está localizada em Genebra, na Suíça.



Baixar 0.6 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal