AvaliaçÃo final da IV unidade



Baixar 62.52 Kb.
Página1/5
Encontro13.03.2022
Tamanho62.52 Kb.
#21986
  1   2   3   4   5
1 ano IV unid gab

AVALIAÇÃO FINAL DA IV UNIDADE


Instruções:

  • Leia a avaliação atentamente; Cada questão apresenta apenas uma alternativa correta; O preenchimento do gabarito é OBRIGATÓRIO; Prova não identificada é prova NULA.

  • Não é permitido: Consultar os colegas, celular, rascunho e emprestar material. Responda com caneta de tinta preta ou azul.



  1. Sabemos que a Antropologia é um dos campos de estudos das ciências sociais. Acerca da Antropologia, é INCORRETO afirmar que: (0,4)

  1. A antropologia, desde sua origem, caracterizou-se por um princípio básico: a ideia de alteridade.

  2. Os antropólogos defensores do evolucionismo social viam na humanidade uma única linha evolutiva, na qual os “povos primitivos” eram vistos como uma etapa anterior pela qual o homem civilizado já teria passado.

  3. O conhecimento antropológico pode contribuir para a compreensão da diversidade cultural brasileira.

  4. Esse campo das ciências sociais estuda somente as sociedades modernas industrializadas.

  1. Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito. Eram pardos, todos nus. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros. Os cabelos seus são corredios. CAMINHA, P. V. Carta. RIBEIRO, D. et al. Viagem pela história do Brasil: documentos. São Paulo: Companhia das Letras, 1997 (adaptado).

O texto é parte da famosa Carta de Pero Vaz de Caminha, documento fundamental para a formação da identidade brasileira. Tratando da relação que, desde esse primeiro contato, se estabeleceu entre portugueses e indígenas, esse trecho da carta revela a: (0,4)


Baixar 62.52 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal