Avaliação de Biologia: 4º bimestre



Baixar 322.28 Kb.
Página1/4
Encontro15.11.2022
Tamanho322.28 Kb.
#26021
  1   2   3   4
Prova de Biologia
Lista 5, Lista 6 - Potenciação e radiciação


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA


Professor: Pedro Irapoan Turma: 381-I
Nome: Data:

Avaliação de Biologia: 4º bimestre

1. (UFPI) A evolução biológica, amplamente aceita pelos cientistas, é a melhor explicação para a enorme variação dos organismos vivos. No entanto, muitas pessoas leigas ainda se sentem confusas em relação à Teoria da Evolução. Assinale a alternativa que melhor responderia, com base na Teoria de Darwin, à seguinte indagação cética: "Se o homem veio do macaco, por que ainda existem macacos hoje?



  1. Algumas espécies de macacos sofreram pressões seletivas diferentes, porém certamente convergem também para a espécie humana.

  2. O homem não evoluiu dos macacos modernos, mas compartilhou com eles um ancestral comum, uma espécie que não existe mais.

  3. Os macacos modernos, apesar de pertencerem a espécies diferentes da humana, possuem carga genética muito semelhante.

  4. (d) Os macacos modernos são produtos de uma evolução inacabada enquanto o homem já atingiu seu ápice.

  5. Os macacos modernos certamente não chegaram a cruzar com os humanos.

2. (FGV) É comum que os livros e meios de comunicação representem a evolução do Homo sapiens a partir de uma sucessão progressiva de espécies, como na figura. Coloca-se na extrema esquerda da figura as espécies mais antigas, indivíduos curvados, com braços longos e face simiesca. Completa-se a figura adicionando, sempre à direita, as espécies mais recentes: os australopitecus quase que totalmente eretos, os neandertais e finaliza-se com o homem moderno.


Essa representação é

  1. Adequada. A evolução do homem deu-se ao longo de uma linha contínua e progressiva. Cada uma das espécies fósseis já encontradas é o ancestral direto de espécies mais recentes e modernas.

  2. Adequada. As espécies representadas na figura demonstram que os homens são descendentes das espécies mais antigas e menos evoluídas da família: gorila e chimpanzé.

  3. Inadequada. Algumas das espécies representadas na evolução do homem seriam mais bem representadas inserindo-se lacunas entre uma espécie e outra, mantendo-se na figura apenas as espécies ainda existentes.


  4. Baixar 322.28 Kb.

    Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal