AvaliaçÃo bimestral questão 1



Baixar 2.44 Mb.
Página1/5
Encontro24.06.2021
Tamanho2.44 Mb.
  1   2   3   4   5




AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Questão 1

No início do século XIX, a Europa observou a união de forças tradicionais e a restauração de antigas monarquias absolutistas que não conseguiram se impor diante de várias questões sociais e econômicas. Esse cenário de crise e insatisfação permitiu a organização de várias correntes políticas. Associe as correntes políticas (coluna A) às suas características essenciais (coluna B).


Coluna A


  1. Nacionalismo

  2. Liberalismo

  3. Socialismo

  4. Anarquismo


Coluna B
( ) Corrente favorável ao governo constitucional com divisão de poderes do Estado: Legislativo, Executivo e Judiciário.

( ) Corrente crítica à exploração dos trabalhadores e a exploração dos trabalhadores.

( ) Corrente em que a ideia de nação estava relacionada a uma comunidade de pessoas unidas por vínculos étinicos, linguísticos e históricos.

( ) Corrente que defendia a ausência de governo e de autoridade.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


a) 2-3-4-1

b) 3-2-1-4

c) 2-3-4-1

d) 1-3-4-2





Questão 2

A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes. [...] A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes. Não fez senão substituir velhas classes, velhas condições de opressão, velhas formas de luta por outras novas.[...] A sociedade divide-se cada vez mais em duas grandes classes opostas: a burguesia e o proletariado

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. São Paulo: Ched Editorial. 1980. p. 8,9.


O texto acima reflete o pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels conhecido como marxismo. Com base no texto e nos conhecimentos adquiridos em sala de aula, explique o que o marxismo entende por luta de classes.




























Questão 3

Ao longo do século XIX, a França foi palco de rebeliões que repercutiram em toda a Europa, como foi o caso da Revolução de 1830, a Revolução de 1848 e a Comuna de Paris. Sobre essas revoltas é correto afirmar que:




  1. Em 1830, após uma série de medidas políticas conservadoras do rei Carlos X, a população revoltou-se, ergueu barricadas e forçou a abdicação do rei que foi substituído por Luís Filipe de Orléans.

  2. A Revolução de 1848 começou com a deposição do rei Luís Filipe e a proclamação da república. Na sequência, foi instaurado um governo provisório, a Segunda República que promoveu a realização de eleições parlamentares.

  3. Insatisfeitos com as eleições parlamentares, socialistas comandaram várias lutas e tomaram o poder, instaurando um governo que ficou conhecido por a “primavera dos povos”.

  4. A Comuna de Paris é o nome dado ao governo popular instaurado em 1871 por trabalhadores e formado por socialistas, anarquistas e liberais radicais que discordavam do governo republicano. O sonho de um governo socialista durou apenas dois meses: a Comuna foi massacrada por forças militares ligadas ao governo anterior.

Estão corretas:



a) Apenas II.

b) Apenas I e II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas I. II e IV.

e) I, II, III e IV.




Questão 4

Duas grandes potências surgiram no século XIX. A unificação desses países envolveu a formação de exércitos, conquista de territórios e a atuação de líderes que foram fundamentais para esse processo. Assinale a alternativa que indica o país e o líder dos dois novos países europeus:

a) Itália – Francisco II; Alemanha – Otto von Bismarck

b) Itália – Giuseppe Garibaldi; Alemanha – Otto von Bismarck

c) Itália – Giuseppe Garibaldi: Alemanha – Vitor Emanuel

d) Itália – Otto von Bismarck; Alemanha – Giuseppe Garibaldi



Questão 5

Com o avanço do sistema capitalista, o século XIX assistiu ao surgimento de grandes potências. Nesse período, cerca de 80% do capital mundial estava concentrado nas mãos de empresários de países como Inglaterra, França, Alemanha e Estados Unidos. Com base no que você aprendeu:




  1. Explique o surgimento do capitalismo monopolista.





















b) Explique o que são os cartéis, as holdings e os trustes, que surgiram com os monopólios econômicos.





















Questão 6

No século XIX, as grandes potências capitalistas precisaram procurar novos mercados para vender a produção industrial e investir em indústrias. Iniciou-se assim, uma nova corrida em busca de nações ainda não industrializadas da Ásia, África e Oceania. Esse processo foi chamado de neocolonialismo. Associe os conceitos de colonialismo e neocolonialismo (coluna A) às suas características essenciais (coluna B).





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal