AVALIAÇÃO BIMESTRAL
Questão 1
Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: 02+08+32= 42 – Habilidade do ENEM: H10
A partir da segunda metade do século XVIII, o modelo de desenvolvimento capitalista ganhou impulso durante a Revolução Industrial, com a introdução em larga escala da mecanização industrial, provocando grandes mudanças na ordem econômica e social, com o desaparecimento das relações e práticas feudais. Analise as proposições, some os números das afirmações corretas e marque o resultado:
01) O processo industrial iniciou-se na Europa ocidental, mais precisamente no início do século XVI, com a introdução de novos modelos de produção no campo, na França e na Inglaterra.
02) Na Inglaterra, a industrialização se deu em um cenário favorável, com o fim do absolutismo, o estabelecimento do Estado liberal inglês e o enriquecimento da burguesia.
08) Na estrutura socioeconômica da industrialização consolidou-se a supremacia burguesa capitalista, dona dos meios de produção e surgiu a classe trabalhadora, assalariada e dona apenas da força de trabalho, transformada em mercadoria e explorada pelos capitalistas, o proletariado.
16) A Revolução Industrial alterou a organização e as relações de trabalho, criando o proletariado. Contudo, o novo modelo manteve como uma das forças de trabalho os artesãos que conhecia o processo de produção inteiro, portanto útil aos interesses da burguesia.
32) O processo de industrialização expandiu-se por todo o mundo estimulando o imperialismo no século XIX, na busca por novos mercados não só para garantir a venda da produção e a realização de lucros, como também, para manter o crescimento do capital que caracterizava o sistema capitalista.
Compartilhe com seus amigos: |