Atividades para trabalhar no período de uma semana Escolha do livro / história



Baixar 157.43 Kb.
Encontro24.06.2021
Tamanho157.43 Kb.
#12961

Fórum de Discussão C (Aulas 6 a 8) - 2016.1 EAD - MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (CEL0547/2034618) 9005

ALUNA: Juliana Gomes da Silva



Atividades para trabalhar no período de uma semana

1. Escolha do livro / história:

Um livro sensível que conta a história da relação de um menino chamado Felipe e sua avó, um livro que fala de amor e do aprendizado do que é saudade. Um livro com um texto simples, leve e muito sensível.

 Felipe ia para a casa de sua avó nos finais de semana, e lá sua avó fazia bolo de chocolate, brigadeiro, pão de queijo, bala de coco.. lá não tinha hora de comer isso, hora de comer aquilo, hora de brincar e hora de tomar banho.. a vovó era a melhor contadora de histórias que Felipe conhecia, e sempre contava mais uma.



 Um dia Felipe chegou na casa da vovó e encontrou um monte de pedaços de tecidos espalhados pelo chão e a vovó costurando na máquina. Ela estava fazendo uma colcha de retalhos. E ele começou a ajudá-la separando os tecidos lisos, estampados, com bolinhas, xadrez, com listras..

2. Atividades de pré-leitura:

  • Em um cantinho bem preparado, com tapetes e almofadas, fazer uma rodinha de leitura com os alunos.

  • Iniciar a conversa mostrando a capa do livro que irão conhecer perguntando o que sabem sobre colcha de retalhos. Instigar os alunos a entenderem que é uma colcha confeccionada com muito amor, uma vez que precisa ser costurada pedacinho por pedacinho.

  • Antes de realizar a leitura, mostrar todas as imagens do livro e deixar que TODOS os alunos expressem do que acham que trata cada imagem.

3. Estratégias de apresentação da leitura:

  • Realizar a leitura através da atividade “Gira-gira do livro”, onde cada criança lê e mostra para os colegas a ilustração de uma das páginas do livro. Assim, todos os alunos participam da leitura.

  • Após a leitura, retornar as ideias que os mesmos tiveram antes da leitura fazendo uma relação com a história que acabaram de conhecer.

4. Propostas de atividades:

  • O livro conta a história de um menino que ajudou a sua vó confeccionar uma colcha de retalhos e que cada retalho da colcha representou um momento vivido por eles. Partindo desse ponto, o professor poderá confeccionar com os alunos o “tapete de retalhos” da turma. Cada criança receberá um pedaço de TNT para confeccionar o seu “cantinho” do tapete de retalhos. Depois, uma vez por semana, um aluno poderá levar o tapete para casa para realizar leituras com seus familiares utilizando o tapete confeccionado em sala com os colegas.

  • Confeccionar com os alunos, o varal da história para expor no mural da sala. Cada aluno ficará responsável por representar uma parte da história através de frases e desenhos.



  • Atividade de produção textual: e seu eu fosse o(a) autor(a)? Como seria a colcha de retalhos se você fosse o (a) autor(a)?

  • Na história, vimos que o menino gostava da casa da vovó não apenas por tudo que lá podia fazer, mas também pelas comidas deliciosas que a vovó fazia. Pedir para que cada criança traga de casa a RECEITA que os familiares mais gostam. Cada criança deverá trazer uma receita. Juntos, os alunos deverão construir o livro de receitas da turma, que o professor trabalhará aos poucos posteriormente.

  • Trabalhar o gênero textual instrucional (receita) confeccionando um alimento com os mesmos. Nesta atividade trabalhamos a leitura e também conceitos matemáticos em medidas e eles adoram.



  • Trabalhar a escrita de palavras e frases selecionadas do texto com recorte e colagem de letras de jornais e revistas.


Baixar 157.43 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal