Atividades de geografia



Baixar 0.81 Mb.
Encontro23.06.2021
Tamanho0.81 Mb.
#12886



Escola Municipal de Educação Básica Alfredo Gomes

Catanduvas, JUNHO DE 2020.

Diretora: Ivania Ap. Nora

Assessora Técnica Pedagógica: Simone Andréa Carl

Assessora Técnica Administrativa: Tania N. de Ávila

Professora: Marlí Bobella

Turma: 4º ano matutino




ATIVIDADES DE GEOGRAFIA

Leia o texto a seguir com muita atenção.



Diversidade cultural no Brasil

O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo.

As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.

No Nordeste, a cultura é representada através e danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira.

A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros, a cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.

Capoeira

O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indígena e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal – como o pintado, pacu e dourado.




Cavalhadas em Pirenópolis (GO)

Nas representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como o tacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré e mussarela de búfala são muito populares. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti.

Festival de Parintins (AM)*

No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval e peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.

Feijoada


O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da uva (cultura italiana) e a oktoberfest (cultura alemã), o fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.

Chimarrão

Assista o vídeo https://youtu.be/pDPWIGjVN_k

Depois de ler e assistir o vídeo copie o texto a seguir no caderno de geografia e responda as questões.



A “cara do Brasil”

Você já reparou nos seus colegas, nas pessoas que estão à sua volta, nas ruas? A cor da pele, o formato dos olhos, os cabelos, o nariz e o modo de falar? Todos somos brasileiros, falamos a mesma língua, porém, todos somos diferentes.

O povo brasileiro, foi se formando através de séculos, por pessoas de diferentes origens: descendentes de índios, africanos, europeus, asiáticos.

E aos poucos, os brasileiros foram descobrindo seu próprio país e criando sua cultura. (cultura: a língua, os costumes, a história e as tradições de cada povo).

Antes de nós, nossos pais, avós, bisavós, tataravós fizeram e viveram sua história nas diferentes regiões do Brasil. Cada família contribuiu com suas ideias, costumes e tradições, deixando o Brasil com a cara que tem hoje.

www.google.com.br/históriadobrasil/





  1. Converse com seu pai e sua mãe e descubra qual é a origem da sua família?

  2. Em que estado brasileiro você nasceu?

  3. Há algum colega na sala de aula ou na sua escola que não é brasileiro? Qual o país de origem desse aluno?

  4. Quais festas folclóricas de nosso país você conhece em que época elas ocorrem?

  5. Que comidas típicas de cada região do Brasil você conhece?

  6. Qual é o esporte favorito dos brasileiros?

  7. De acordo com o texto, porque somos diferentes.

  8. Explique o que é cultura.



Baixar 0.81 Mb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal