Atividade estruturada



Baixar 8.99 Kb.
Encontro29.10.2019
Tamanho8.99 Kb.

ATIVIDADE ESTRUTURADA

Curso: Pedagogia

Aluna: Carmen Rosa Pinto

Matrícula: 201503107434

Disciplina: Metodologia e Prática de Alfabetização e Letramento

Atividade: Projeto de Leitura e Letramento

Público Alvo: Crianças até 5 anos

Duração: 3 dias

Objetivo: Construção de sentido e significados das palavras de acordo com o contexto, trabalhar a oralidade, associar os animais com as letras do alfabeto, ilustração do texto, representação teatral.

Primeiro momento:

Apresentação do livro: Bichodário

Autora: Telma Guimarães

Editora: Escala Educacional

O livro mostra o alfabeto de uma forma lúdica apresentando os animais com as iniciais do seu nome, por exemplo, aranha assanhada, cabra comilona, foca furiosa, assim Telma nos mostra uma fauna colorida e divertida com ilustrações dos animais de A até o Z.

Após a leitura do livro, os alunos devem conversar sobre o texto, onde irão trabalhar com gravuras associando-as com as letras do alfabeto que são apresentadas na história. Em seguida as crianças irão citar palavras diferentes as que foram apresentadas no livro, mas com as mesmas iniciais e formar frases. Cada aluno irá procurar o animal que tem a mesma inicial de seu nome e ilustrar em uma folha o animal de associação.

Segundo momento:

Os alunos formam uma roda e no centro terá o baralho ABC com suas cartas espalhadas, do qual cada um irá retirar uma carta e dizer qual o bicho que tem o nome com aquela inicial, ao dizer o nome do animal eles deverão reproduzir o som emitido por este bicho.

Terceiro momento:



No começo, a escrita era feita com o desenho das coisas. Por exemplo: se a palavra era "casa", fazia-se o desenho de uma casa. Mas logo vieram as dificuldades. Como escrever o nome de uma pessoa? Não bastava fazer o desenho de um homem ou de uma mulher! Então começaram a combinar os símbolos. Desse modo, para escrever algo sobre alguém chamado Coelho, bastava desenhar um homem e um coelho. Mas isso também nem sempre funcionava bem. Como a gente poderia representar alguém chamado Henrique? Para resolver esse tipo de problema, passou-se a escrever os sons das palavras e não mais as ideias. Para escrever "irmão", desenhavam-se as pernas andando (ir) e uma mão. Um soldado era representado por um sol junto com um dado.

Os alunos irão formar frases orais de palavras soltas associando com atividades presente em seu cotidiano, por exemplo:

Água: agua parada dá dengue;

Biscoito: eu gosto de biscoito recheado;

Cachorro: meu cachorro se chama lola;

Dança: eu tenho um jogo de dançar.

Ao final da atividade cada aluno irá escolher um animal do livro “Bichodário” de que mais gosta para que em outro momento façamos uma representação teatral.

Quarto momento:



Com os animais escolhidos por cada aluno iremos montar uma peça teatral onde eles farão as fantasias com a ajuda do professor, reproduzindo sons e criando novos diálogos entre eles.

http://trabalhosescolarescriativos.blogspot.com.br/search/label/Hist%C3%B3ria%20das%20letras


Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal