Atividade de Metodologia Professor Gilmar Almeida



Baixar 20.08 Kb.
Página1/8
Encontro01.08.2021
Tamanho20.08 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8

Atividade de Metodologia

Professor Gilmar Almeida.

Primeiramente, gostaria de relembrar algo que é muito importante para uma pesquisa, calma, não se assuste, podemos chamar de pesquisa ou de estudo, melhor assim? Pois, bem, vamos acompanhar umas dicas que certamente algum professor, manual ou até em sites (bem como algum digital influencer), já pode ter sugerido algo do tipo.

Vejamos:


Planejando seu espaço e tempo acadêmico: Um projeto de pesquisa- e, em nosso caso, o Projeto Profissional do Jovem- é sempre um esforço para observar, delimitar e construir uma pesquisa que responda a alguma questão, tema ou possibilidade em educação, que seja importante. É preciso que tenha efetividade e relevância nos estudos e no fazer de cada estudante, bem como na comunidade em que se deseja aplicar e aprofundar a sua investigação.

Nesse sentido, por inúmeras razões e situações alguns estudantes têm dúvidas ou sentem dificuldade para encontrar seu “objeto” de pesquisa. Alguns sintomas são comuns nessa hora, como preocupações exageradas, sentimento de incapacidade. Infelizmente, muitos estudantes (acadêmicos) acabam recorrendo a subterfúgios como plágios (discutimos no início das nossas atividades), “ compra” de trabalhos acadêmicos e toda sorte de atividades que camuflam ou falseiam o sentido e a proposta dos trabalhos dessa natureza. Efetivamente, quem perde não é apenas o acadêmico, mas a educação, a sociedade, quando a capacidade de pesquisa é ponto central na qualificação de um profissional de qualquer área, inclusive e principalmente na educação. Portanto, de uma certa forma, a qualidade desse profissional ficará comprometida.

Penso que já temos uma boa justificativa para a proposta de estudos. Desse modo, quero propor algumas possibilidades para auxiliá-lo(a) nessa tarefa de pensar ou de construir seu trabalho de pesquisa.



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal