Atividade de história 9º ano (a republica do café)



Baixar 15.14 Kb.
Encontro11.12.2019
Tamanho15.14 Kb.

Atividade de história 9º ano (a republica do café)

1- Quem foram os dois primeiros presidentes do Brasil?

Marechal Deodoro da Fonseca e marechal Floriano Peixoto.

2- Como é chamado o primeiro período da história do Brasil e por que é chamado assim?

Republica da Espada

3- A disputa na primeira assembléia constituinte republicana do Brasil foi marcada entre federalistas e unitaristas. Explique as duas propostas.

OS FEDERALISTAS: Defendiam o regime federativo, que daria autonomia para os estados e era formado, principalmente, pelos cafeicultores de São Paulo e se inspiravam no modelo dos Estados Unidos.

4- Explique os principais pontos da constituição de 1891.

Foi inspirada na Constituição dos Estados Unidos e tem entre suas características principais:

- República Federativa Presidencialista.

- Os Estados da Federação possuíam bastante autonomia, podendo, por exemplo, contrair empréstimos no exterior sem consultar o governo central e manter Forças Armadas próprias (as Forças Públicas estaduais), além de autonomia jurídica, administrativa e fiscal (impostos sobre exportação). Porém, se submetiam à União Federal, que controlava a política externa, a política econômica, a defesa nacional e a cobrança da maioria dos impostos. Além disso, a autonomia jurídica dos estados era limitada pelo fato de o governo federal ser o responsável pela elaboração dos Códigos Civil e Penal.

- O Congresso Nacional dividido em Câmara dos Deputados e Senado Federal (Bicameral).

- O Presidente da República seria eleito pelo povo e teria mandato de quatro anos e sem direito à reeleição.

- Divisão em três poderes autônomos e harmônicos: Executivo, Legislativo e Judiciário.

- Igualdade de todos os cidadãos perante a lei e consagração dos direitos individuais dos cidadãos, tais como, a liberdade, a segurança individual (garantia de vida) e a propriedade privada.

- Incorporou todas as medidas jurídicas tomadas pelo Governo Provisório.

OBS. Nas “disposições transitórias” foi determinado que o primeiro Presidente da República após a promulgação desta Constituição, excepcionalmente, não seria eleito por eleição direta, mas pela própria Assembleia Constituinte. Assim sendo, foram eleitos o marechal Deodoro da Fonseca, para a Presidência da República, e o marechal Floriano Peixoto, para a Vice-Presidência.

5- Explique o que foi e como terminou a Revolta da Armada.

a Revolta da Armada, comandada pelo contra-almirante Custódio José de Melo, cujo objetivo era obrigar Deodoro a renunciar. Embora pudesse contar com elementos para resistir, Deodoro, alegando não querer ser responsável por um derramamento inútil de sangue, renunciou e passou o cargo ao vice-presidente Floriano Peixoto.

6- Explique o que foi e como terminou a Revolução Federalista.

A Revolução Federalista foi uma guerra civil que ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da República. Instada pela crise política gerada pelos federalistas, grupo opositor que pretendia "libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio de Castilhos", então presidente do Estado, e também conquistar uma maior autonomia e descentralizar o poder da então recém proclamada República.

Empenharam-se em disputas sangrentas que acabaram por desencadear a luta armada, que durou de fevereiro de 1893 a agosto de 1895 e foi vencida pelos seguidores de Júlio de Castilhos.[2]

O conflito atingiu os três estados da região: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

7- O que foi a Republica das Oligarquias?

(1894-1930) Foi o período da implantação e consolidação da política oligárquica, controlada por grupos político-econômicos, principalmente os cafeicultores de São Paulo e os criadores de gado de Minas Gerais, colocando o Estado brasileiro a serviço de seus interesses.

8- Explique o que foi a política dos governadores.

com o objetivo de fortalecer a posição do governo federal no Congresso Nacional e receber apoio do mesmo à sua drástica política econômica, Campos Sales garantiu aos presidentes (governadores) dos estados o reconhecimento dos deputados por eles apoiados, através da Comissão de Verificação dos Poderes. Este acordo, respaldado pelo “coronelismo” e pelo “voto-de-cabresto”, desmontou a frágil organização partidária, deu à representação nacional uma aparente estabilidade e vai desaguar, posteriormente, na chamada “política do café-com-leite”.

9- Qual atitude foi tomada por Campos Sales a fim de sustentar a política dos governadores?


10- explique por que a republica brasileira ficou conhecida como republica do café com leite.

Por que era dominada pela elite agrária mineira e paulista, os estados são os maiores produtores de café e leite do Brasil.

11- Explique o que foi:

a) política dos coronéis

No inicio do período republicano no Brasil (final do século XIX e começo do XX), vigorou um sistema conhecido popularmente como coronelismo. Este nome foi dado, pois a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros).

b) voto de cabresto

Na República Velha, o sistema eleitoral era muito frágil e fácil de ser manipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc). Como o voto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.

c) curral eleitoral

Indicava uma região onde um político possuía grande influência, é bastante conhecido ou onde é muito bem votado.

12- O que foi o Convenio de Taubaté, o que ele dizia e qual seu objetivo?

O Convênio de Taubaté de 1906 foi um acordo firmado entre os governadores dos estados de São Paulo (Jorge Tibiriçá), Minas Gerais (Francisco Sales) e Rio de Janeiro (Nilo Peçanha) para proteger a produção brasileira de café, que passava por um momento crítico, de preços baixos e prevendo a colheita de uma safra recorde. Engendrado dentro dos princípios da "Política dos Governadores", acordou-se uma intervenção do Governo federal em benefício da classe dos cafeicultores de determinadas regiões do país.

O convênio estabelecia preços mínimos para a compra do excedente pelos governos, que a exportação de tipos inferiores de café fosse desencorajada, que fosse melhorada a propaganda no exterior, que se estimulasse o consumo interno e restringisse a expansão das lavouras. As compras seriam financiadas por emissões lastreadas em empréstimos externos. Além disso, o governo federal se comprometia com a criação da Caixa de Conversão a fim de estabilizar o câmbio, e assim, a renda dos cafeicultores em moeda doméstica. O convênio deu início à primeira operação de defesa do café, que foi composta por uma política de valorização do produto e outra de estabilização cambial.

13- Qual critica era feita a política empregada pelo Convenio de Taubaté?

Maior falha dessa política de valorização artificial do café foi não ter incentivado a diversificação da pauta de exportações brasileiras, por meio de subsídios, para assim aliviar a pressão da oferta interna sobre a tendência da queda de preços verificada na época.

14- Explique o de foi o encilhamento?

Foi uma bolha econômica (bolha de crédito) que ocorreu no Brasil, entre o final da Monarquia e início da República, e estourou durante o governo provisório de Deodoro da Fonseca (1889-1891), desencadeando então uma crise financeira. Os então Ministros da Fazenda Visconde de Ouro Preto e Ruy Barbosa, sob a justificativa de estimular a industrialização no País, adotaram uma política baseada em créditos livres aos investimentos industriais garantidos por farta emissão monetária.

15- Qual o resultado da política econômica de Rui Barbosa?

Pelo modo em que o processo foi legalmente estruturado e gerenciado, junto com a expansão dos capitais financeiro e industrial vieram desenfreada especulação financeira em todos os mercados e forte alta inflacionária, causadas pela desconfiança oriunda de determinadas práticas no mercado financeiro, como excesso de lançamento de ações sem lastro, e posteriores ofertas públicas de aquisição visando o fechamento de capital.



16- Quais os fatores que levaram ao desenvolvimento da indústria na cidade de São Paulo?

17- Caracterize os primeiros passos da industrialização no Brasil.


Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal