As revistas de administraçÃO, a constituiçÃo do campo e a difusão do conhecimento administrativo (1931-1966)



Baixar 45.49 Kb.
Página1/8
Encontro20.12.2019
Tamanho45.49 Kb.
#3972
  1   2   3   4   5   6   7   8

AS REVISTAS DE ADMINISTRAÇÃO, A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO E A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO (1931-1966)
Simone Cristina Spiandorello

Universidade São Francisco

simone.spiandorello@saofrancisco.edu.br
Palavras-chave: Administração, Ensino Superior, Periódicos.
Tem se multiplicado, em âmbito nacional e internacional, o número de pesquisas que procuram avaliar os aspectos de controle e repressão do discurso da administração científica, buscando promover posturas críticas em relação ao contexto sócio-cultural em que esses modelos administrativos se desenvolveram, bem como, pensar nos reflexos negativos da racionalidade determinista e mecanicista, sobre as organizações e a sociedade.

De modo geral, essas pesquisas lançam a administração Moderna ao debate, criticando a positividade científica e a racionalidade que fundamentaram sua construção, além do discurso dominante que despolitiza suas práticas. Nesse sentido, a ampliação de pesquisas sobre a história da Administração, de suas práticas, ensino e consolidação no país podem compor um importante, e necessário, arcabouço de conhecimento, fundamental ao desenvolvimento do campo de saber da Administração.

A partir desta consideração, abre-se espaço para a justificativa da pesquisa que aqui se apresenta. Com o intuito de analisar historicamente partes do processo de constituição da categoria profissional de administrador no país, a pesquisa percorreu debates e relações de poder travadas pelos diversos sujeitos que estiveram, de alguma forma, vinculados à constituição deste campo profissional e da consolidação do ensino de administração.

OBJETIVOS
Este trabalho tem como principal objetivo a apresentação do método de pesquisa histórica utilizado na elaboração da dissertação de mestrado apresentada em 2008, que procurou analisar partes do processo de constituição da categoria profissional de administrador no Brasil, os espaços escolares vinculados a essa profissionalização e à consolidação dos saberes próprios do campo da administração.

Com esse objetivo, elegeu-se como fonte de pesquisa, o material impresso em revistas periódicas publicadas por escolas ou institutos de difusão dos preceitos da administração científica, que atuaram – e ainda atuam – neste segmento, dentre os anos 1931 e 1966. O período delimitado para a pesquisa considerou a fundação do Instituto de Organização Racional do Trabalho IDORT, em 1931, como marco inicial e estendeu-se até o ano de 1966 quando o Ministério da Educação e Cultura publicou o currículo mínimo para o curso de formação de Técnicos em Administração em cursos de nível superior.

Foram consideradas fontes primárias as revistas publicadas por alguns dos atores envolvidos no processo de consolidação da profissão e de seu ensino escolar, quais sejam, a Revista de Administração de Empresas (RAE) vinculada a Escola de Administração de Empresas (EAESP) e a Revista de Administração Pública (RAP) vinculada a Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP), ambas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP) e a Revista Brasileira de Produtividade do Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT). Essas fontes foram escolhidas em função da centralidade que as instituições, às quais as revistas eram vinculadas, ocuparam no campo da administração.


Catálogo: novo -> congressos -> cbhe6 -> anais vi cbhe -> conteudo -> file
file -> Micro-açÕes afirmativas – possibilidades de superaçÃo da desigualdade etnicorracial nos cotidianos escolares
file -> Escola guatemala
file -> Grupo modelo augusto severo (1908-1928): prática pedagógica e formaçÃo de professoras
file -> Inezil penna marinho e a história da educaçÃo física no brasil: práticas historiográficas e fontes de pesquisa (1940-1958)
file -> Professores/autores, produçÃo didática e ensino de história
file -> Entre figuras e tropos: os conteúdos e as práticas adotados para o ensino de retórica e poética no atheneu sergipense (1874-1891)
file -> A história das crianças marginalizadas na amazônia
file -> A história das instituiçoes escolares: uma análise no município de irati-pr
file -> História cultural: contribuições a história da educação e a história da educação física
file -> De pequena casa das irmãs catarinas à patrimônio piauiense: história, cultura e arquitetura nos edifícios dos colégios das irmãs samara Mendes Araújo Silva

Baixar 45.49 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal