Artes Decorativas em Portugal



Baixar 15.74 Kb.
Encontro20.03.2020
Tamanho15.74 Kb.



UAb

31010_12_01

Fóruns

Fórum Actividade Formativa 2

Bibliografia complementar azulejaria de fachada





Bibliografia complementar azulejaria de fachada

por Cristina Carvalho - Sexta, 8 Fevereiro 2013, 16:19



Caros Alunos,

Tendo chegado ao meu conhecimento através de uma aluna, de dificuldades no acesso à bibliografia sobre o tema da AF2, deixo aqui mais algumas sugestões que espero, possam ser úteis. Gostaria no entanto, de lembrar que no artigo do Museu do Azulejo (pdf) constam também várias referências que podem ajudar no estudo. Tanto a listagem que aqui deixo, como a do artigo contêm estudos que podem ser muito específicos, como outros, que são de carácter mais geral e integrados em artigos mais vastos. Devo ainda referir que, o século XIX, foi um período que durante muito tempo não teve a preferência dos investigadores (situação que agora se começa a alterar),sendo por isso, por vezes mais difícil, encontrar novos estudos / publicações sobre esta época ou determinados temas da História da Arte / Artes Decorativas. Esta alteração é perceptível na bibliografia relativamente recente e específica a que começamos a ter acesso.

Para a realização da AF2, creio que encontrarão a informação que precisam na bibliografia já disponibilizada uma vez que, o que se pretende, é uma referência à alteração do uso do azulejo e à forma como esta se deu, aos novos processos de fabrico, ao tipo de decoração usada, etc.

Esperando que a informação agora aqui deixada possa ajudar a colmatar dificuldades e ajudar no estudo, fico a aguardar mais questões, caso existam.

Bom estudo.

C.C.
ALCÂNTARA, Dora de – Azulejos portugueses em São Luís de Maranhão. Rio de Janeiro: ed. policopiada, 1975

COMISSÃO NACIONAL PARA AS COMEMORAÇÕES DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES / MUSEU NACIONAL DO AZULEJO – O Azulejo em Portugal no século XX. [S.l.]: Edições Inapa, 2000.

DOMINGUES, Ana Margarida Portela - A Ornamentação Cerâmica na Arquitectura do Romantismo em Portugal. Tese de doutoramento em História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2009.

ISIDRO, Sónia – A cerâmica de revestimento de exterior na cidade de Viseu. Século XIX e XX. In Beira Alta. Viseu: Edição da Assembleia Distrital de Viseu, 2003. Vol. LXII.

PEREIRA, João Castel-Branco – As colecções: do museu nacional do azulejo, Lisboa. [s.l.]: Instituto Português de Museus, Zwemmer, [s.d.].

SAPORITTI, Teresa – Azulejos de Lisboa do século XX. Lisbon tiles of the 20th century. Lisboa: Edições Afrontamento, 1992.

VELOSO, A. J. Barros e ALMASQUÉ, ISABEL – Azulejaria de Exterior em Portugal. [S.l.]: Edições Inapa, 1991.

http://mnazulejo.imc-ip.pt/pt-PT/Recursos/HistAzulejo/ContentList.aspx

www.lisboapatrimoniocultural.pt



http://cvc.instituto-camoes.pt/azulejos/sec19.html

http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/55783


Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal