Artes / 7ºano professora: Juliane do Canto



Baixar 0.61 Mb.
Pdf preview
Página1/3
Encontro29.07.2021
Tamanho0.61 Mb.
  1   2   3


 

 

 

ARTES / 7ºANO 



Professora: Juliane do Canto 

 

Listas de conteúdos  e exercícios preparatórios para exame final 

 

 

 



Conteúdos:  

 



Materiais, instrumentos e procedimentos em Artes Visuais; ● Arte: 

Linguagem (gravura), estilos e técnicas; ● Procedimentos de leitura da 

Arte - contexto;  ● Textura tátil e visual. 

 



Arte Medieval: Bizantino, Gótico, Românico.

 



  Arte Renascentista;  

  Arte Colonial



 

Leitura de Imagem;



 

 

 



Exercícios preparatórios:  

 

1)  Entre  materiais  e  técnicas  artísticas  que  remetem  a  expressão  de  artes  visuais,  podemos  destacar 



como mais conhecidos, os tradicionais ou convencionais e os modernos ou contemporâneos. Sendo 

assim, três deles manifestam-se em duas dimensões (bidimensional – altura e comprimento), marque 

a alternativa CORRETA: 

a)  (   ) O desenho, a gravura e a pintura; 

b)  (   ) A escultura, desenho e pintura; 

c)  (   ) Arquitetura , escultura e gravura; 

d)  (   ) O desenho, escultura e gravura. 

2)  O processo pelo qual uma superfície é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta 

(em  geral,  um  lápis,  carvão,  nanquim,  grafite,  pastel,  caneta,  pincel  etc.) e  movendo-a,  de  forma  a 

surgirem pontos, linhas e formas planas. O resultado deste processo (a imagem obtida) também pode 

ser chamado de:  

a) (   ) Colagem, com pedaços de jornal,  papéis de todo tipo, tecidos e madeiras; 

b) (   ) Desenho e  manifesta-se  essencialmente como uma composição bidimensional; 

c ) (   ) Xilogravura; 

d) (   ) Arte e arquitetura. 

3)  Desde o século da invenção do papel, ele se torna o suporte dominante para a realização de desenhos. 

É possível classificar o desenho em função dos instrumentos utilizados para a sua execução, ou da 

ausência deles. Qual o século da invenção do suporte chamado papel? 

a (   ) Século XV; 

b (   ) Século XIII; 

c (   ) Século XIV: 

d (   ) Século XVII. 

4)  Como é classificada a modalidade de um desenho rápido, normalmente feito à mão sem a ajuda de 

demais instrumentos que não propriamente os de traçado e o papel, feito com a intenção de discutir 

determinadas  idéias  gráficas  ou  de  simplesmente  registrá-las.  Normalmente  são  os  primeiros 

desenhos feitos dentro de um processo para se chegar a uma pintura ou ilustração mais detalhada. 

a (   ) Desenho científico; 

b (   ) Ilustração; 

c (   ) Croqui ou esboço; 

d (   ) Desenho arquitetônico. 

5)  Qual  dos  desenhos  abaixo  pode  ser  classificado  o  tipo  de  desenho  com  uma  forma  padronizada  e 

normatizada  de  desenho,  voltado  à  representação  de  peças,  objetos  e  projetos  inseridos  em  um 

processo de produção? 

 



a (   )        

 Desenho Arquitetônico 

 

b (   ) 


Esboço 

c (   )                       

     Caricatura 

               d (   )       

 Desenho técnico 

 

6)  Referente à pintura avalie as seguintes sentenças: 



I. 

Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou 

uma parede (pintura mural ou de afrescos). 

II. 


Diferencia-se  do  desenho  pelo  uso  dos  pigmentos  líquidos  e  do  uso  constante  da  cor, 

enquanto aquele se apropria principalmente de materiais secos. Enquanto técnica, a pintura 

envolve um determinado meio de manifestação (a superfície onde ela será produzida) e um 

material para lidar com os pigmentos (os vários tipos de pincéis e tintas). 

III. 

A  pintura  é  considerada  por  muitos  como  uma  das  expressões  artísticas  tradicionais  mais 



importantes; muitas das obras de arte mais importantes do mundo, tais como a Mona Lisa, 

são pinturas. 

IV. 

Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual através das 



cores. 


Agora, assinale a alternativa CORRETA:   

a) (   ) As sentenças I, II e IV estão corretas;  

b) (   ) Todas as sentenças estão corretas; 

c) (   ) As sentenças II e IV estão corretas;  

d) (   ) Somente a sentença II está correta; 

7)   Associe cada uma das  principais técnicas e materiais da pintura e em seguida marque a sequência 

correta:  

(1) Guache;  

(2) Aquarela; 

(3) Acrílico; 

(4) Tinta a óleo; 

(5) Muralismo, pintura mural ou parietal. 

 

(   ) É uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. 



Os  suportes  utilizados  na  aquarela  são  muito  variados,  embora  o  mais  comum  seja  o  papel  com 

elevada  gramatura  (espessura  do  papel).  São  também  utilizados  como  suporte  o  papiro,  casca  de 

árvore, plástico, couro, tecido, madeira e tela. 

(   ) É uma mistura de pigmento pulverizado e óleo de linhaça ou papoula. É uma massa espessa, da 

consistência  da  manteiga,  e  já  vem  pronta  para  o  uso,  embalada  em  tubos  ou  em  pequenas  latas. 

Dissolve-se com óleo de linhaça ou terebintina para torná-la mais diluída e fácil de espalhar. O óleo 

acrescenta 

brilho 


à 

tinta; 


solvente 

tende 



torná-la 



opaca. 

(   ) É a pintura executada sobre uma parede, quer diretamente na sua superfície, como num afresco, 

quer num painel montado numa exposição permanente. Ela difere de todas as outras formas de arte 

pictórica por estar profundamente vinculada à arquitetura, podendo explorar o caráter plano de uma 

parede ou criar o efeito de uma nova área de espaço. A técnica tradicional de uso mais generalizado 

é a do afresco, que consiste na aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre 

argamassa 

ainda 


úmida. 

(      )  É  uma  tinta  sintética  solúvel  em  água  que  pode  ser  usada  em  camadas  espessas  ou  finas, 

permitindo ao artista combinar as técnicas da pintura a óleo e da aquarela. Se você quiser fazer tinta 

acrílica, você pode misturar tinta guache com cola. 

(   ) É um tipo de aquarela opaca. Seu grau de opacidade varia com a quantidade de pigmento branco 

adicionado  à  cor,  geralmente  o  suficiente  para  evitar  que  a  textura  do  papel  apareça  através  da 

pintura, fazendo com que não tenha a luminosidade das aquarelas transparentes. 

 

a) 2 – 4 – 5 - 3 – 1  



b) 3 – 5 – 4 - 2 – 1  

c) 1 – 2 – 5 – 3 – 4   

d) 2 – 4 – 1 – 3 – 5   

   


 

8)  Sobre a arte da Gravura marque a alternativa INCORRETA: 

a)  Difere  do  desenho  na  medida  em  que  ela  é  produzida  pensando-se  na  sua  impressão  e 

reprodução. 

b)  Uma  gravura  é  considerada  original  quando  é  assinada  e  numerada  pelo  artista  dentro  de 

conceitos estabelecidos internacionalmente. 

c)  Cada  imagem  impressa  é  um  exemplar  original  de  gravura  e  o  conjunto  destes  exemplares  é 

denominado tiragem  ou  edição.  Em  uma  tiragem  de  100  gravuras, as  obras  são  numeradas em 

frações: 1/100, 2/100 etc. 

d)  A tiragem final deve ser aprovada pelo artista, que, então, assina a caneta, coloca a data, o título 

da obra e numera a série. 

9)  Quanto às quatro técnicas de gravura, julgue as sentenças abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F): 

(   ) Litografia (matriz de pedra): a litografia (lithos = pedra e graphein = escrever) foi criada no ano 

de 1796 por Alois Senefelder. 

(    ) Xilogravura  (matriz  de  madeira): surgiu  como  conseqüência  da  demanda  cada  vez  maior  de 

consumo  de  imagens  e  livros  sacros  a  partir  da  invenção  da  imprensa  por  Gutenberg,  quando  as 

iluminuras e códigos manuscritos passaram a ser um luxo de poucos. A gravura em madeira seria um 

meio  econômico  de  substituir  o  desenho  manual,  imitando-o  de  forma  ilusória  e  permitindo  a 

reprodução mecânica de originais; consagrados. 

(   ) Calcografia (matriz de metal): surgiu nos ateliês de ourivesaria e de armaduras, no século XV, 

onde era usual imprimirem-se os desenhos das jóias e brasões em papel para melhor visualização das 

imagens. 




(   ) Serigrafia (matriz de seda): também conhecida como silk-screen (tela de seda) é um processo de 

impressão  no  qual  a  tinta  é  vazada  –  pela  pressão  de  um  rodo  ou  puxador  –  através  de  uma  tela 

preparada.  É  utilizada  na  impressão  em  variados  tipos  de  materiais  (papel,  plástico,  borracha, 

madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, 

etc.) espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. Pode ser feita somente de forma 

mecânica (por pessoas). 

Marque a alternativa com a sequência correta:  

a) F-V-V-V; 

b) F-V-V-F; 

c) V-V-F-F;  

d) V-V-V-F.  

10)   Observe a imagem a baixo e classifique conforme a técnica de gravura usada: 

 

a)  (   ) Calcografia; 



b)  (   ) Litografia; 

c)  (   ) Serigrafia; 

d)  (   ) Xilogravura. 

11)  Referente à Colagem: Também é considerada uma técnica convencional de artes visuais que utiliza 

vários materiais aplicados em diferentes suportes para criar um efeito diferente e interessante. Cite 

alguns materiais utilizados em colagem: 

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________ 

12)  Sobre a escultura, marque a alternativa INCORRETA: 

 

a)  (      )  Os  processos  da  arte  em  escultura  datam  da  Antigüidade  e  sofreram  poucas  variações  até  o 



século XX; 

b)  (    )A  técnica  do  entalhe  é  um  processo  que  requer  tempo  e  esforço,  já  que  o  artista  trabalha 

minuciosamente numa escultura, cortando ou extraindo o material supérfluo (madeira, por exemplo) 

até obter a forma desejada; 

c)  (      )  É  uma  arte  que  representa  imagens  plásticas  em  relevo  total  ou  parcial  usando  a 

bidimensionalidade do espaço. 

d)  (   ) Outra técnica utilizada para a escultura é fundição de metal (ferro, cobre, bronze etc.) em que se 

faz um processo complexo que começa com um modelo em argila, passando por um molde que será 

preenchido  com  cera,  obtendo-se  outra  peça  idêntica  neste  material,  que  poderá  ser  retocada,  para 

corrigir algumas imperfeições derivadas do molde. 

 

13) Referente à Arte Bizantina, podemos afirmar: 



V. 

Constantino  outorgou  o  Édito  de  Milão,  que  proibia  a  perseguição  aos  cristãos  e, 

então, o Cristianismo começa a crescer. Surgem às igrejas cristãs e um novo estilo de 

arte, a Arte Bizantina. 

 

VI. 


A  Arte  Bizantina,  por  sua  vez,  surge  após  a  aceitação  do  Cristianismo  e,  assim, 

revela a exuberância de uma arte que pretende ser vista, divulgada e que tinha como 

propósito instruir os devotos, neles incutindo a devoção ao Cristianismo. 

VII. 


A Arte Bizantina pode ser considerada o primeiro estilo de arte cristã. 

VIII.  A Arte Bizantina se contextualiza na Arte Paleocristã. 




            Agora, assinale a alternativa CORRETA:   

a) (    ) As sentenças I, II e IV estão corretas;  

b) (    ) Somente a sentença II está correta; 

c) (    ) As sentenças II e IV estão corretas;  

d) (    ) Todas as sentenças estão corretas. 

14) A  Arte  Bizantina,  por  sua  vez,  surge  após  a  aceitação  do  Cristianismo  e,  assim,  revela  a 

exuberância  de  uma  arte  que  pretende  ser  vista,  divulgada  e  que  tinha  como  propósito 

instruir  os  devotos,  neles  incutindo  a  devoção  ao  Cristianismo.  Desse  modo,  podemos 

considerar que a Arte Bizantina foi: 

a)  (   ) O primeiro estilo de arte cristã; 

b)  (   )  O segundo estilo de arte cristã; 

c)  (   ) O terceiro estilo de arte cristã; 

d)  (   ) Todas alternativas estão incorretas. 

15) Na  Arte  Bizantina,  o  imperador  era  uma  figura  de  referência  sagrada  uma  vez  que 

desempenhava  o  seu  papel  de  governante  em  nome  de  Deus,  em  decorrência  do  período 

histórico, 

expressa 

especialmente 

qual 

caráter?________________________________________________________. 



16) Conforme as características e manifestações da Arte Bizantina, podemos afirmar que: 

a)  (   ) Muitas vezes se encontra mosaicos que retratavam o imperador e sua esposa entre 

Jesus e Maria; 

b)  (    )  Ao  artistas,  deviam  apenas  cumprir  com  a  elaboração  da  obra,  tal  como  lhe  era 

solicitado; 

c)  (    )  Os  artistas  da  época  não  tinham  liberdade  para  se  expressar,  não  podiam  usar  sua 

criatividade; 

d)  (    ) Todas alternativas estão corretas. 

17) Quanto à arquitetura na Arte Bizantina, marque o exemplo INCORRETO:  

a)  (   ) Basílica de São Vital; 

b)  (   ) Basílica de Santo Apolinário; 

c)  (   ) Igreja de Santa Sônia; 

d)  (   ) Basílica da Natividade. 

18) A  pintura  na  arte  Bizantina,  figuras  humanas  não  podiam  ser  adoradas,  a  adoração  cabia 

apenas  a  Deus.  De  acordo  com  a prática  monoteísta a  veneração  dos  santos  consistia 

no pecado da idolatria. Assim, julgue as sentenças abaixo como verdadeiras (V) ou falsas 

(F): 

a) (  ) Assim, para acabar com o culto a figuras humanas, o imperador proibiu a reprodução 



de toda representação humana; 

b) (   ) Foi ordenando, a destruição das obras artísticas que existissem nessas condições; 

c) (   ) Figuras humanas e santos podiam ser adorados

d) (   ) Representações humanas, conservariam somente as que já existissem. 

Marque a alternativa com a sequência correta:  

a) F-V-V-V; 

b) F-V-V-F; 

c) V-V-F-F;  

d) V-V-V-F.  

19) O  mosaico  é  expressão  máxima  da  arte  bizantina  e  não  se  destinava  apenas  a  enfeitar  as 

paredes  e  abóbadas,  mas  instruir  os  fiéis  mostrando-lhes  cenas  da  vida  de  Cristo,  dos 

profetas  e  dos  vários  imperadores.  Neles,  por  exemplo,  as  pessoas  são  representadas  de 

frente  e  verticalizadas  para  criar  certa  espiritualidade,  a  perspectiva  e  o  volume  são 

ignorados  e  o  dourado  é  demasiadamente  utilizado  devido  à  associação  com  maior  bem 

existente na terra: o _________________________. 

 

  




20) A Arte  Gótica foi  uma  expressão  artística  da Baixa  Idade  Média (século  XII)  que 

frutificou até o Renascimento. Denominada de “Arte das Catedrais”, ela foi uma reação à 

austeridade do estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram 

erigidas no campo. Observe a baixo as imagens e marque que igreja ou catedral ressalta na 

arte Gótica: 

 

 (   ) Catedral de Milão, Itália; 



 

 (   ) Igreja de Cárita, Amazonas. 

 

 (    ) Igreja Católica de Mairipotaba, GO. 



 

(    ) Igreja de San Borromeo, em Noto, Sicilia. 

 

21) Arte  Gótica:  As  artes  decorativas,  apesar  de  subordinadas  a  uma  necessidade  funcional 



possuem  identidade  e  riqueza  suficientes  para  serem  consideradas  obras  de  arte.  Assim 

como: 


a)  (   ) A pintura; 


b)  (   ) O vitral, iluminura e o esmalte; 

c)  (   ) Calçadas e iluminuras; 

d)  (   ) Nem uma das alternativas estão corretas. 

22) A Arte  Românica faz  referência  a  um  estilo  que  surgiu  durante  a  Idade  Média,  mais 

precisamente na Alta Idade Média (entre os séculos XI e XIII). O termo “Românico” está 

intimamente  relacionado  com  as  influências  do  Império  Romano  que  dominou  durante 

séculos quase toda a Europa Ocidental. As características mais significativas da arquitetura 

românica são: 

(    ) Torres que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada; 

(    ) Arcos em 180 graus; 

(    ) Pilares maciços e paredes espessas

(    ) Abóbadas em substituição ao telhado das basílicas; 

Marque a alternativa com a sequência correta:  

a) F-V-V-V; 

b) V-V-V-V; 

c) V-V-F-F;  

d) V-V-V-F.  

23) Diversas  igrejas,  mosteiros,  conventos  e  catedrais  foram  construídos  com  horizontalidade. 

Com  paredes  grossas  e  um  interior  pouco  adornado,  a  planta  das  construções  românicas 

tinham  formato  de  cruz.  Eram  construções  sólidas  feitas  em  pedra,  onde  eram  usadas 

abóbodas  e  ainda,  arco  de  volta  inteira.  Cite  os  nomes  das  Abóbodas,  referente  a  cada 

imagem abaixo:  

Abóbodas de______________________________ 

 

 Abóbodas de _________________________________



 

 

24) A  pintura  românica  desenvolveu-se,  sobretudo  nas  grandes  decorações  murais,  através  da 



técnica  do  afresco.  Os  pintores  românicos  não  são,  a  rigor,  criadores  de  telas  de  pequenas 

proporções,  mas  verdadeiros  muralistas.  Essa  característica  está  ligada  às  formas  da 

arquitetura,  pois  as  grandes  abóbadas  e  as  espessas  paredes  laterais  com  poucas  aberturas 

criavam  grandes  superfícies,  que  favoreciam  a  pintura  mural.   Esses  murais  tinham  como 

modelo  as  ilustrações  dos  livros  religiosos,  pois  nessa  época  era  intensa  nos  conventos  a 

produção  de  manuscritos  decorados  à  mão,  com  cenas  da  História  Sagrada.  Entre  as 

características da pintura românica abaixo citadas, marque a INCORRETA: 

a)  (   ) A deformação, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística 

que os artistas faziam da realidade. 

b)  (      )  O  afresco  pintado  na  abside  da  igreja  de  San  Clemente  de  Tahull,  na  Catalunha, 

Espanha. Denominado Cristo em Majestade, esse mural tem no centro a figura de Jesus 

Cristo, cercado de anjos e dos símbolos dos evangelistas. 




c)  (      )  O  colorismo  realizou-se  no  emprego  de  cores  chapadas,  sem  preocupação  com 

meios-tons  ou  jogos  de  luz  e  sombra,  pois  não  havia  a  menor  intenção  de  imitar  a 

natureza. 



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal