Arte popular: Conceito: Chamamos de “arte popular” pinturas, esculturas e objetos que são a expressão artística autêntica da cultura de um povo



Baixar 7.18 Kb.
Encontro11.10.2019
Tamanho7.18 Kb.

ARTE POPULAR: 1. Conceito: Chamamos de “arte popular” pinturas, esculturas e objetos que são a expressão artística autêntica da cultura de um povo. 2.CARACTERÍSTICAS DO ARTISTA POPULAR: Em geral, ele é um artista anônimo, sua produção artística pode ser feita por uma família ou um grupo que domina uma técnica artesanal e desenvolve uma forma particular de trabalhar com ela. O conhecimento é passado de geração a geração e com isso a cultura desse povo é preservada.


3. EXEMPLOS DE ARTE POPULAR:

Xilogravura: Técnica bastante utilizada por artistas populares. Seu processo consiste em fazer um desenho em um pedaço de madeira e escavar a parte de fora do desenho. Para fazer as cópias, passa-se tinta, que só cobre a imagem que ficou em alto relevo.

Cerâmica: A técnica da cerâmica é muito antiga e foi usada de diversas maneiras por muito povos na produção de potes, urnas, panelas e objetos decorativos. A matéria-prima usada para confeccionar a cerâmica é a argila, colhida nas margens dos rios. Um dos grandes ceramistas da região de Caruaru, Pernambuco, foi o Mestre Vitalino.

OUTROS EXEMPLOS DE MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS POPULARES PRESENTES EM DIFERENTES TERRITÓRIOS E ETNIAS:

ARTE E ESPIRITUALIDADE:
  • Uma religião pode usar a arte como um meio para divulgar seus ensinamentos. Muitas pinturas e esculturas apresentam narrativas associadas a algum tipo de crença. Dessa forma, ao longo do tempo, a arte ajuda a perpetuar os rituais ou o registro de cultos.
  • Os seguidores da religião muçulmana acreditam que

  • Alá e todas as coisas criadas por ele não podem ser representados. Por isso, as mesquitas e os palácios muçulmanos são decorados com motivos abstratos.
  • A arte barroca está relacionada aos ideais católicos, cuja razão principal era incentivar a fé por meio da emoção, em uma atmosfera que causa no observador surpresa e deslumbramento.
  • O barroco brasileiro conheceu seu auge, na região de Minas Gerais, com a opulência resultante da exploração de jazidas de ouro. Assim, é nas cidades mineiras que se encontra a expressão mais original do

  • barroco brasileiro, em pequenos templos construídos por grandes artistas, como o arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa,

    o Aleijadinho.


  • Em geral, quase tudo o que se conhece sobre a vida dos primeiros grupos humanos na Terra e sobre algumas das culturas extintas se deve aos restos materiais deixa os nos locais onde estiveram. Esses vestígios podem ser objetos que se preservaram por se localizarem sob várias cama das de terra. Os lugares onde esses objetos foram encontra dos são chamados sítios arqueológicos.
  • A religiosidade é um item de bastante relevância no estudo da arte na pré-história. Os homens primitivos pintavam sobre um forte caráter ritualístico.



ARTE, SOCIEDADE E POLÍTICA:


  • A cidade é forma da por todos e por tudo: pessoas, animais, casas, ruas, árvores, muros e carros, por exemplo. É uma forma de expressão dinâmica e coletiva.
  • A arte está presente na cidade através das pinturas, esculturas, instalações, cartazes e grafitagens. Vajamos alguns exemplos:

O Cristo Redentor é um símbolo da cidade do Rio de Janeiro. Além do significado do gesto de abençoar, abraçar e proteger a cidade, essa grande escultura é também um marco visual importante do local. A 700 metros de altura, no Morro do Corcovado, ela pode ser vista de quase todos os pontos da cidade. Em 7 de julho de 2007, o Cristo Redentor foi eleito uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

A construção da cidade de Brasília


  • A construção de Brasília foi planejada pelo urbanista Lucio Costa, foi concebida de acordo com as ideias modernistas que vigoravam na primeira meta de do século XX. A cidade ficou mundialmente conhecida em virtude dos projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer, que criou os edifícios mais importantes de Brasília: o Palácio da Alvorada, a Catedral, o Congresso Nacional, o Itamarati, entre outros.

Ideias modernistas:

Neste contexto, são as ideias defendidas por arquitetos



modernos que acreditavam que, com planejamento adequado, poderiam resolver os problemas das cidades. Fariam isso por meio da instalação ideal dos edifícios no lote, permitindo boa entrada de luz solar, criando grandes áreas de uso comum agradáveis.

POSTERS E CARTAZES:


  • O pôster ou cartaz foi inventado como um instrumento de comunicação. Nele, imagens e palavras são usadas juntas para criar uma mensagem.
  • A eficiência de um cartaz pode ser medida pela rapidez com que as pessoas conseguem entender suas mensagens.

Muitas vezes, a arte pode estar ligada a fatos históricos. É o caso, por exemplo, de tempos de guerras e revoluções, quando as pessoas estão mobiliza das em função de uma causa. Nesse contexto, a arte pode ser usada para chamar a atenção e denunciar injustiças cometidas a um determinado grupo social. Vejamos um exemplo:

Guernica de Pablo Picasso

A obra mostra os horrores do bombardeio à cidade basca de Guernica em 26 de Abril de 1937. Durante a Segunda Guerra Mundial a cidade ficou em chamas após sucessivos ataques por aviões da força aérea alemã.


Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal