Apostôlica identidade e missào do religioso irma. O



Baixar 0.89 Mb.
Página1/14
Encontro29.10.2019
Tamanho0.89 Mb.
#1505
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   14




CONGREGAÇÀO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E AS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÔLICA



IDENTIDADE E MISSÀO DO RELIGIOSO IRMA.O IGREJA
«E todos vocês sào irmàos» (Mt 23,8)



LIBRERIA EDITRICE VATICANA

CIDADE DO VATICANO 2015


INTRODUÇA.O



Irméio


  1. A partir dos primeiros séculos do cristianismo, a vida consagra­ da foi prevalentemente laica, expressao do desejo ardente de homens e mulheres de viver o Evangelho corn a radicalidade que ele propoe a todos os seguidores de Jesus. Até hoje, os membros da vida consagrada laica - homens e mulheres - sa6 a grande maioria.

Irmao é o nome tradicionalmente dado para o religioso leigo1 na Igreja desde o inicio da vida consagrada. Nao pertence exclusivamente a ele, certamente, mas o representa de uma maneira significativa na co­ munidade eclesial na qual é mem6ria profética de Jesus-Irmao, que disse aos seus seguidores: « E todos vocês sao irmaos » (Mt 23,8).2

Esta palavra de Jesus foi-nos transmitida por Mateus num contexto no qual Jesus pronuncia-se contra a hipocrisia de quem usava a religiao para obter privilégios e gloria Mt 5,45), chamados a




© Copyright 2015 - Libreria Editrice Vaticana 00120 Città del Vaticano

Tel. 06.698.81032 - Fax 06.698.84716
www.vatican.va

www.libreriaeditriceva ticana.va



1 Ao longo do documento usaremos preferencialmente o termo proposto na Exor­ taçao Apost61ica Vita consecrata n. 60: «o religioso irméio» ou, simplemente, «o irméio11. Quando for possivel utilizaremos o termo correspondente no plural, pois o irmao s6 é irmao em meio aos irméios, no contexto da fraternidade, nunca solitario. Ser irmao irnplica sempre uma relaçao, e é esta relaçao que gueremos sublinhar.

2 Cf. JOÀO PAULO II, Exortaçao Apost6lica p6s-sinodal Vita consecrata (25 de março de 1996), 60.

3





formar uma fraternidade universal em Cristo, o primogênito de muitos irmaos (cf. Rom 8,29).

Embora este Documento fale diretamente da vida e da missao do religioso irmao, estamos plenamente conscientes que muitas das ques­ toes agui tratadas, tais como a participaçao no mistério da comunhao e da fraternidade eclesial ou o papel profético de testemunho e serviço, sao aplicaveis tanto para a vida e a missao dos religiosos irmaos como para a vida e missao das mulheres consagradas.

0 religioso irmao e as religiosas, corn a sua participaçao no misté­ rio salvador de Cristo e da Igreja, sao mem6ria permanente para todo o povo cristao da importância do dom total de si mesmo a Deus e de que a missao da Igreja, respeitando as diferentes vocaçoes e ministérios no seu interior, é tinica e compartilhada por todos. Apesar disso, cons­ tatamos que, nem sempre, a vocaçao do religioso irmao e, consequente­ mente, das religiosas, é bem compreendida e valorizada dentro da Igreja. A reflexao que agui oferecemos, nasceu para a judar apreciar a ri­ queza das diversas vocaçoes, especialmente no seio da vida consagrada masculina e corn a finalidade de trazer luz sobre a identidade do religio­



so irmao e sobre o valor e a necessidade
Os destinatdrios




  1. Os irmaos ou religiosos leigos, hoje, sao a quinta parte do total de homens religiosos na Igreja. Alguns pertencem a Institutos clericais; outros a Institutos mistos. Outros estao integrados em Institutos leigos, também chamados de Institutos Religiosos de Irmaos,3 cujos membros sao todos, ou a maioria, religiosos leigos. A todos eles se dirige esta reflexao, corn o desejo de que sirva para consolida-los em sua vocaçao.

Dadas as semelhanças entre a vocaçao religiosa feminina e a do reli­ gioso irmao, o que é dito agui sera facilmente aplicavel para as religiosas.
3 Esta ultima é a denominaçào proposta pelo Sinodo sobre a Vida Consagrada (outu­ bro de 1994) e encontrada na Exortaçào Apost6lica Vita consecrata n. 60.
4
Este documento é dirigido também aos leigos, aos sacerdotes re­ ligiosos, aos sacerdotes diocesanos, aos Bispos e a todos aqueles que desejam conhecer, apreciar e promover a vocaçao do religioso irmao na Igreja.

Um marco referencialpara a nossa rejlexao




  1. A Exortaçao Apost6lica Vita consecrata, de Sao Joao Paulo II, ser­ ve como um marco de referência para nossa reflexao sobre o religioso irmao e a ela nos remetemos para todas as caracteristicas gerais da vida consagrada, que compoem a sua identidade. Limitamo-nos a propor agui o que é mais especifico ou peculiar 4

Muitas caracteristicas identificadas anteriormente como pr6prias, corn uma certa exclusividade da vida consagrada, sao hoje consideradas como pertencentes ao tesouro comum da Igreja e propostas a todos os fiéis. Os religiosos hoje tem o desafio de reconhecer que, embora sendo comum a todos, eles as vivem de um modo particular, tornando-se as­ sim em sinal para todos.

Estrutura do documento




  1. Apresentamos, primeiramente, os religiosos irmaos dentro da Igreja-Comunhao, como parte do tinico Povo dos convocados, nele eles sao chamados a irradiar a riqueza da sua vocaçao pr6pria.

Em continuaçao, e seguindo as três dimensoes corn as quais a Igre­ ja-Comunhao se apresenta a si mesma,5 desenvolveremos a identidade
4 ] OÀO PAULO II, Exortaçào Apost6lica p6s sinodal Christifideles laici (30 de dezembro 1998) 19: « Esta é a ideia central que, no Concilio Vaticano II, a Igreja voltou a propor de si mesma [. . .] A eclesiologia da comunhào é a ideia central e fundamental dos documentos do Concilio ».

5 Cf. Chnstifideles laici, 8; 19; 32.
s






do irmao como mistério de comunhao para a missao. No centro desta triplice perspectiva esta o coraçao da identidade do religioso irmao, ou seja: afraternidade, como dom que recebe (mistério), dom que compartilha (comunhào) e dom que entrega (missào).

Finalmente, proporemos algumas pistas para que, em cada parte do nosso mundo, cada comunidade e cada religioso irmao possa dar uma resposta a esta pergunta: como ser irmaos hoje?

6



Baixar 0.89 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   14




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal