Apostila de Artes 3º Bimestre – Artes 2019 Estudante faz filme de 'cinema mudo' com elenco de atores surdos na Paraíba Filme 'Sentidos' foi gravado em Campina Grande com história de terror sobre três jovens surdos e um vilão cego



Baixar 335.7 Kb.
Página1/4
Encontro12.12.2019
Tamanho335.7 Kb.
  1   2   3   4






Apostila de Artes 3º Bimestre – Artes 2019
Estudante faz filme de 'cinema mudo' com elenco de atores surdos na Paraíba

Filme 'Sentidos' foi gravado em Campina Grande com história de terror sobre três jovens surdos e um vilão cego.

Por Artur Lira, G1 PB

27/01/2019



Filme 'Sentidos' conta história de terror envolvendo três personagens surdos e um vilão cego — Foto: Reprodução/Sentidos

Um filme realizado no estilo "cinema mudo", com um elenco formado por atores surdos e com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essa foi a proposta do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Danilo Guimarães, aluno do curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O curta metragem conta uma história de terror, envolvendo os sentidos do corpo humano.

Segundo o autor do filme “Sentidos”, o projeto foi pensado há dois anos e a execução durou um ano. As gravações foram feitas em três meses, em Campina Grande. O filme conta com quatro personagens, sendo que três deles são deficientes auditivos e, por isso, não conseguem falar. Já o quarto personagem – o vilão - é cego. Mesmo sem ser deficiente visual, o ator que interpretou o papel gravou todas as cenas sem enxergar.


O filme

No filme, três personagens acordam trancados em uma sala, sem saber onde estão. Eles foram raptados pelo vilão, que é cego. Os três surdos tentam encontrar um forma de sair do local sem que o vilão perceba. Para escapar do perigo, os surdos precisam utilizar os outros sentidos de forma inteligente e estratégica. Já o vilão, por ser cego, utiliza do tato e a audição para tentar perseguir e matar as vítimas.

Danilo explica que a intenção foi provocar uma reflexão sobre a importância de acessibilidade e também ter uma produção em que a comunidade surda se sentisse representada e pudesse ter uma experiência mais próxima, com a interpretação dos atores. O filme foi apresentado no dia 11 de dezembro no Cine Teatro Paulo Pontes, em Campina Grande. Dezenas de surdos da cidade acompanharam a exibição.


No filme 'Sentidos' vilão é cego e precisa usar a audição para tentar encontrar suas vítimas — Foto: Reprodução/Sentidos

“Foi uma experiência incrível. E, ao contrário do que a gente temia, os atores surdos trabalharam com muita facilidade. O que teve esse destaque é que por serem surdos, eles naturalmente usam outras expressões do corpo e face, que passam melhor a mensagem e ainda facilita o entendimento dos surdos que assistem. A reação da comunidade surda ao assistir o filme é o que mais me impressiona”, explica ele.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal