Análise do mapa Terra brasilis, de Pedro Reinel e Lopo Homem (1519)



Baixar 0.71 Mb.
Encontro05.09.2021
Tamanho0.71 Mb.
#17694

ATIVIDADE

Análise do mapa Terra brasilis, de Pedro Reinel e Lopo Homem (1519).

Observe o mapa com atenção e responda as questões a seguir:

1. Conforme mencionado acima, o mapa foi feito em 1519 (século XVI) pelos cartógrafos portugueses Lopo Homem e Pedro Reinel. Que lugar do planeta representa este mapa? Como você chegou a essa conclusão?

2. No mapa, podemos observar várias bandeiras fincadas na terra. A qual país europeu você acha que pertenciam essas

bandeiras? O que significa a presença delas no mapa?

3. O desenhista registrou no interior do mapa uma série de coisas que chamou a atenção dos portugueses nessas primeiras viagens ao Brasil.

a) O que foi registrado sobre a natureza dessas terras recém-descobertas?

b) Como os habitantes dessas terras foram representados? O que eles estão fazendo?

c) Há um animal fantástico no mapa. Que animal é esse? Na sua opinião, por que ele foi desenhado no mapa?

4. Algumas caravelas estão chegando ao território americano, enquanto outras estão partindo da América rumo a Portugal. O que será que esses navios transportam para a Europa?

5. Leia com atenção trechos de um texto do pastor francês Jean de Léry (1534-1611), que em 1557, acompanhado de outros religiosos, viajou para o Brasil, estabelecendo-se numa colônia fundada pelos franceses onde hoje se encontra a cidade do Rio de Janeiro.

Uma vez um [velho] tupinambá perguntou-me:



- Por que vindes vós outros, mairs e perós [franceses e portugueses] buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra?

Respondi que tínhamos muita, mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como supunha ele, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com seus cordões de algodão e suas plumas.
[...]
- Na verdade – continuou o velho [...] – agora vejo que vós outros mairs sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem. Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois de nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.”
LÉRY, Jean de. Viagem à terra do Brasil (1578). Belo Horizonte: Itatiaia, 1980. Citado em: RODRIGUES, Joelza Ester Domingues. História em documento: imagem e texto, 7º ano. Ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009, p.164.

a) O pau-brasil possuía o mesmo valor para índios e europeus? Explique.

b) Os indígenas tinham a mesma noção dos europeus sobre acumulação de riquezas? Justifique sua resposta.1

6. Os indígenas não foram imediatamente escravizados pelos portugueses. No início, prevaleceu outro tipo de relação: o escambo. Pesquise na internet ou em material didático o significado da palavra.



7. Podemos classificar a atividade econômica representada no mapa como predatória? Justifique sua resposta.

1 Questão extraída da obra RODRIGUES, Joelza Ester Domingues. História em documento: imagem e texto, 7º ano. Ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009, p.164.

Baixar 0.71 Mb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal