Anais do Sexto Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural



Baixar 18 Mb.
Página1/237
Encontro10.12.2019
Tamanho18 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   237







Audiodescrição: sobre fundo branco, logotipo do evento representado por quatro celas braille com em tons de laranja. Cada uma delas representa uma letra da sigla ENAC. No canto superior direito, em letras maiúsculas pretas o numeral romano VI (sexto) e a sigla ENAC. Abaixo das celas braille, centralizado e em duas linhas, em preto: sexto Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural. 05 a 09 de novembro de 2018, Rio de Janeiro, RJ.

Anais do Sexto Encontro
Nacional de Acessibilidade
Cultural

O Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural - ENAC é uma iniciativa associada ao projeto de formação do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural desenvolvido pelo Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ em parceria com a antiga Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura; atualmente Diretoria de Diversidade Cultural da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania.

O I ENAC aconteceu em 2013 como atividade de abertura da primeira turma do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural na cidade do Rio de Janeiro. Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, realizamos juntos o II Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais – II SENAC. No ano de 2014, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN realizamos o II ENAC e o III SENAC, atividades inseridas no Encontro Nacional dos Pontos de Cultura – TEIA. A partir de 2015 o ENAC retorna à cidade do Rio de Janeiro, e de lá para cá, realizamos seis edições do encontro.

No ano de 2013, quando realizamos a primeira edição do ENAC a pauta da acessibilidade cultural no que diz respeito a promoção da cidadania cultural das pessoas com deficiência era ainda pouco debatida, problematizada e difundida. Da I a IV edição do ENAC o encontro foi realizado com mesas-redondas, oficinas, rodas de conversas, entre outras atividades complementares.

A partir de 2017, na V edição do encontro, iniciamos o processo de inscrições de iniciativas para apresentação de trabalhos que sistematizam experiências práticas e de pesquisa na área. Tal proposta teve como objetivo mapear novas iniciativas em todo o país, bem como, ampliar o intercâmbio de profissionais, pesquisadores, estudantes e trabalhadores com o objetivo de acrescentar novos pares à rede de Articulação, Fomento e Formação em Acessibilidade Cultural. Para isto escolhemos seis linhas temáticas orientadoras, que replicamos na VI e agora na VII edição do ENAC. São elas: Acessibilidade Cultural e Tecnologia Assistiva, Acessibilidade em Ambientes Culturais, Acessibilidade, Arte e Educação Inclusiva, Formação em Acessibilidade Cultural, Políticas Públicas e Acessibilidade Cultural, Programas, Projetos e Ações Culturais acessíveis.

Os trabalhos que se encontram a seguir foram selecionados e apresentados na V e VII edição do ENAC. Tais apresentações enriqueceram a programação, bem como temos certeza, ampliará o seu olhar sobre o tema!

Boa leitura!





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   237


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal