Aluno (A): ¬¬¬¬¬¬¬ Nº



Baixar 79.73 Kb.
Página1/5
Encontro13.12.2019
Tamanho79.73 Kb.
#5253
  1   2   3   4   5

COLÉGIO OFICINA





COORDENAÇÃO



RELAÇÃO DE LIVROS 7ª SÉRIE/8º ANO PARA 2015
Vitória da Conquista, 4 de dezembro de 2014
Srs. Pais ou Responsáveis,
Ainda no século XVII, Comenius, pai da didática como ficou conhecido, estabelecia a necessidade do uso do livro como auxílio à educação, afirmando que os conteúdos deveriam estar adequadamente organizados de acordo com a capacidade de compreensão das crianças (In Boulos 2008, p. 11).

Não ingenuamente, sabemos, ainda, que o “o livro didático é, antes de tudo, uma mercadoria, um produto do mundo da edição que obedece à evolução das técnicas de fabricação e comercialização pertencentes à lógica de mercado.” (BITTTENCOURT In Boulos 2008, p. 12).

Partindo desses pressupostos selecionamos nossos livros didáticos como suporte ao aluno na acomodação do seu conhecimento a partir da construção pedagógica proposta pelos autores que mais se aproximam da nossa concepção e prática curricular.

Como bem sinalizou Bittencourt na lógica do mercado o livro didático sofre interferências variadas em seu processo de fabricação e comercialização e, assim, não obedece à lógica de cada escola com seu princípio pedagógico, fato que nos obriga a fazer as adaptações necessárias, mas não menos consciente e responsável.

A lista de livros e material didático que segue é fruto da reflexão sobre a prática de sala de aula e das teorias educacionais que nos respaldam acerca da aquisição do conhecimento por parte de cada grupo de alunos.

Entendemos que o livro é um instrumento de auxílio à concretização dos nossos objetivos educacionais e não um fim em si mesmo. Portanto, é o livro que está a serviço do nosso currículo, desconstruindo, deste modo, a lógica de linearidade do trabalho de sala de aula a partir da sequência em que os conteúdos do livro estão organizados, bem como da distribuição de tais conteúdos por série, o que justifica a divisão de um mesmo volume para duas séries distintas.

O livro cumpre uma função de referência teórica para o aluno, principalmente, em seus estudos individuais, quando não pode contar com a presença do professor. A adoção (obrigatória) dos títulos selecionados pela escola encontra justificativa na cultura de dependência desse instrumento por parte das famílias e dos próprios alunos. Em algumas situações optamos pela não adoção do livro, visto que nenhuma obra, até agora, analisada sintetiza o universo curricular ao qual nos propomos; como no caso de Geografia (7ª série/8º ano).

Ressaltamos a necessidade absoluta que os alunos tenham suas fontes de referência já na segunda semana de aula, a fim de que os mesmos não acumulem possíveis dificuldades na acomodação do conteúdo trabalhado em sala de aula. Essa ressalva deve se intensificar quanto às obras da Oficina de Leitura, disciplina que depende totalmente da leitura dos livros indicados, portanto, contamos com a colaboração de cada família na antecipação da compra dessas literaturas.

Sabendo da realidade da cidade quanto à infraestrutura do fornecimento de livros indicamos alguns sites de compra segura no rodapé deste comunicado, respeitando a liberdade de escolha de cada família.

Gostaríamos de deixar claro que a opção por livros de cada editora exclui todo e qualquer vínculo financeiro entre editora e escola. O único benefício existente na parceria editora-escola se dá no plano de apoio pedagógico, o qual oportuniza o encontro com autores para discussão acerca da lógica da obra e das estratégias de uso mais adequado da mesma, como vem acontecendo nos últimos anos com o Prof.º Márcio Imenes (autor do livro de Matemática) e o Prof.º Alfredo Boulos Jr. (autor do livro de História).





Baixar 79.73 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal