Aluna: Jenyfer Feller Tavares



Baixar 16.19 Kb.
Encontro11.12.2021
Tamanho16.19 Kb.
#19628
Obesidade

Obesidade

Triunfo, Candeias do Jamari, Rondônia, 13 de novembro de 2019

E.E.E.F.M Albino Buttner

Aluna: Jenyfer Feller Tavares

Materia: Educação física

Professor(a): Lucileide

Serie: 1ª Turma: A

Obesidade

Triunfo, Candeias do Jamari, Rondônia, 13 de novembro de 2019

Introdução

Neste trabalho falarei um pouco sobre a obesidade, que é um problema que vem afetando grande parte da população mundial, um problema que pode levar ate a morte.

No trabalho darei uma explicada no que consiste basicamente em ser a obesidade, quais danos que ela pode trazer ao ser humano, se ela tem cura, e mais curiosidades que se tem sobre a mesma.

Obesidade

A obesidade é condição medica, que consiste em uma pessoa com IMC( índice de massa corporal) a cima de 30 kg/m2.

A obesidade é basicamente o acumulo de tecido adiposo, que em excesso acaba resultando problemas gravíssimos a saúde do mesmo.

A obesidade é uma principais causa de morte evitáveis por todo o mundo, as pessoas que mais são afetadas são adultos e crianças.

A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais tendência a desenvolver problemas como a hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

A obesidade e o excesso de peso são fruto de fatores genéticos e ambientais (apenas num pequeníssimo número de casos se deve a outras causas, como doenças endócrinas, síndromas genéticos, tumores, etc...). como também os hábitos alimentares incorretos aprendem-se a maioria na infância. É comum aceitar a frase “de pais gordos, filhos gordos”. A sociedade atual impõe determinados hábitos alimentares que induem, em grande parte, o excesso de peso e a obesidade.

Ocorrem muitos fatores que impedem o seguimento de um regime alimentar correto, pois, em muitas ocasiões, por necessidade de trabalho, falta de tempo, etc, as pessoas são obrigadas a comer fora de casa. A este tipo de alimentação chama-se “padrão alimentar de cafetaria”. O tabaco é outro dos fatores que se destaca na sociedade em relação ao excesso de peso. A obesidade ocorre, muitas vezes, quando uma pessoa deixa de fumar. Isto deve-se ao fato do fumador possuir um metabolismo basal mais elevado enquanto fuma do que depois de deixar de fumar resultando também em uma fome excessiva. Por este motivo, aumenta de peso quando deixa o tabaco. Outro hábito relevante é o consumo de álcool. O álcool aporta muitas calorias “vazias” (sem nenhum valor nutritivo), que são utilizadas pelo organismo imediatamente. A energia fornecida pelos alimentos ingeridos, que passa a estar em excesso, é, por isso, armazenada, favorecendo o aumento de peso.

O tratamento é bem simples mas requer força de vontade:

Mudando os hábitos alimentares.

Aumentar a atividade física

Remova as tentações e pense antes de comer.

Mas acima de tudo procure ajuda medica, ainda mais para se estar fazendo a mudança de hábitos alimentares corretamente para também não estar prejudicando sua saúde.

Conclusão

Podemos concluir que a obesidade é um problema grave que se não tratado ocasiona diversos problemas a saúde sendo um deles o mais grave que é a morte.

A obesidade pode não ser causada apenas por estar comendo excessivamente, mas também por problemas endócrinos como o hipertireoidismos.

Devemos tomar nossas próprias precauções, para que não possamos fazer parte do índice de pessoas obesas do mundo.

Referencias bibliográficas

https://pt.wikipedia.org/wiki/Obesidade



https://www.roche.pt/emagrecer/excessodepeso/causas.cfm
Baixar 16.19 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal