Adão e Eva no paraíso da propaganda religiosa à propaganda comercial



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estudos semióticos

issn 1980-4016

semestral

vol. 5, n

o

1

p. 75– 83



junho de 2009

www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es



Adão e Eva no paraíso:

da propaganda religiosa à propaganda comercial

Mariza Bianconcini Teixeira Mendes

*

Resumo: Este estudo analisa as relações intersemióticas entre o terceiro capítulo do Gênesis e duas pinturas

do Renascimento italiano, no que diz respeito às figuras e temas da sexualidade no discurso sobre o pecado

original. Ao estudar as relações intersemióticas em discursos manifestados por diferentes formas de linguagem,

o analista procura apurar as características mais importantes de cada texto enunciado, exatamente aquelas

que os tornam diferentes no plano da expressão, mas semelhantes no plano do conteúdo. O objetivo, nesse

caso, é desvendar os procedimentos de significação e o uso social dos objetos semióticos em questão. Para isso,

foram escolhidos como discursos plásticos desenvolvidos a partir do Gênesis III dois exemplos da produção

renascentista: O pecado original e a expulsão do paraíso, de Michelangelo, e Adão e Eva, de Palma Vecchio,

sendo o último observado a partir do folheto publicitário de uma joalheria, proposto para vender alianças de

casamento. Além do conteúdo semântico e das formas de expressão, na comparação com o texto bíblico verbal,

serão analisadas também as estratégias de produção e discursivização desses discursos plásticos, em sua

condição de metatextos, usados como divulgação publicitária e para facilitar aos cristãos iletrados da época a

compreensão e memorização das histórias sagradas contadas na Bíblia.




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