Acompanhamento de aprendizagem gabarito comentado



Baixar 89.34 Kb.
Página1/7
Encontro18.03.2020
Tamanho89.34 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7



ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM

GABARITO COMENTADO

1. O viajante disse à velha pão-dura que ia cozinhar uma sopa de pedra. A mulher foi sendo pouco a pouco enganada, levando até ele todos os ingredientes necessários de uma sopa.

É esperado que o aluno reconheça o texto como um Conto de Artimanha, em que o protagonista, o viajante, elabora uma estratégia para ludibriar a velha senhora sovina que não lhe quis alimentar. O principal é que o aluno perceba que estratégia ele usou para enganá-la: foi deixando-


-a curiosa e interessada a ponto de, pouco a pouco, ir levando todos os ingredientes necessários a uma sopa. Para os alunos que apresentarem dificuldade, peça que listem quais foram os ingredientes que o viajante pediu à velha, perguntando-lhes se seriam suficientes, com exceção da pedra, para fazerem uma sopa. Faça-os perceber que, se o viajante os pedisse todos de uma vez, a velha logo desconfiaria, daí eles serem pedidos aos poucos. Chame, também, a atenção dos alunos para o fato de a velha ter, naquela sopa, um interesse material: ela era sovina, então fazer sopa de pedra interessava-lhe muito, uma vez que não precisaria gastar nenhum ingrediente. Relacione esse interesse da velha à total falta de percepção de que estava sendo ludibriada. Se necessário, releia o texto oralmente para os alunos e peça que sublinhem no texto os pedidos do viajante à velha.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal