Absolutismo mercantilismo



Baixar 14.2 Kb.
Página1/3
Encontro01.11.2019
Tamanho14.2 Kb.
  1   2   3

ABSOLUTISMO MERCANTILISMO


ANTIGO REGIME

O antigo regime foi um governo que vigorou por toda a Europa, constituindo uma estrutura própria, com as principais características abaixo:


  • Absolutismo : Rei como autoridade maior.
  • Mercantilismo: Acúmulo de riquezas para as mãos do rei.
  • Apoio dos principais teóricos e pensadores: Nicolau Maquiavel (Itália); Thomas Hobbes (Inglaterra); Jacques Bossuet (França).

ABSOLUTISMO

O que é absolutismo?

Absolutismo é um regime político em que o poder está concentrado nas mãos do rei. Em que o mesmo tinha completa autoridade para fazer o que quiser, principalmente ao fazer e impor leis.

Qual sua origem?

Teve sua origem com o inicio das monarquias nacionais, ou seja, com o fim da baixa idade média surgiu a aliança rei - burguesia em que o rei tinha completa autoridade e apoio dos burgueses e nobreza.

Hierarquia Absolutista

Rei

Clero


Nobreza

Burgueses e comerciantes

Artesãos

Camponeses

Absolutismo em Portugal

Primeiro país a organizar o Estado Moderno. Centralização política precoce em virtude da Guerra de Reconquista travada entre cristãos e muçulmanos. A centralização do Estado Português ocorreu em 1385, com a Revolução de Avis, onde o Mestre da Ordem de Avis (D. João), com o apoio da burguesia mercantil consolidou o centralismo político.


  • Revolução de Avis – Consolidação da aliança rei-burguesia o que possibilitou uma centralização política e possibilitou que Portugal expandisse seus limites territoriais através das conquistas ultramarinas.

D. João I – Mestre da ordem de Avis

ABSOLUTISMO NA FRANÇA

Com o fim da Revolução Francesa e



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal