A mulher no fim do mundo



Baixar 1.34 Mb.
Página1/37
Encontro20.06.2021
Tamanho1.34 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   37



UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM JORNALISMO

SÉRGIO LOUREIRO DE MELO FILHO
A MULHER NO FIM DO MUNDO

Salvador


2018

SÉRGIO LOUREIRO DE MELO FILHO


A MULHER NO FIM DO MUNDO

Memorial descritivo do curta-metragem ficcional A Mulher No Fim Do Mundo apresentado como requisito para a obtenção do grau de bacharel do curso de graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Monteiro Costa

Salvador


2018
AGRADECIMENTOS
À Marina, a quem devoto minha gratidão e amor eterno.
À equipe, por terem abraçado esse projeto.

À vida, pelo maior roteiro já escrito.

Entendamo-nos: não numa ficção que sugira pela construção imaginária um mundo novo e que se mova livremente na riqueza de signos interpretáveis, deixando a analogia cumprir sua função, mas no tipo de ficção experimental que tende a conhecer mediante provas, que se arma de referências e desenvolve, a partir de experiências ilusórias, uma bateria de noções apresentadas como científicas. Nada mais perturbador do que o misto de deduções rigorosas baseadas num terreno fictício: alguns se servem desse procedimento para nos sugerir o absurdo. É o campo das utopias negativas, a lógica impecável do absurdo: um tipo de ficção científica que se apresenta a si mesma como ficção. Mas como ciência cognitiva, não se trata de literatura. Ela não se vê a si mesma como fantasia, mas como ciência. Ela não nos conclama a sonhar, mas nos apresenta o que considera verdadeiro (SFEZ, 2000, p.291-292).

RESUMO

O presente memorial tem como objetivo detalhar as etapas de produção de um curta-metragem ficcional desde a sua concepção, passando pela roteirização e seus processos – que incluem toda pesquisa à qual está atrelada –, e chegando ao produto final, que envolve pré-produção, produção e pós-produção audiovisual. O filme, que será apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, para a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, é intitulado A Mulher no Fim do Mundo, pois possui inspiração na vida e obra da cantora Elza Soares, principalmente em seu álbum A Mulher do Fim do Mundo, lançado em 3 de outubro de 2015 e que recoloca a artista em evidência na cena musical brasileira e reforça sua personalidade ativa na luta contra o machismo e o racismo, algo presente em toda sua trajetória. O cinema é entendido como uma alternativa midiática que supre e/ou acresce à carência, sentida por mim, da cobertura e da narrativa inerentes ao jornalismo tradicional em assuntos de ordem social e presentes na agenda de lutas feministas e do movimento negro, por exemplo. A representação de certos assuntos, como os que permeiam o roteiro de A Mulher no Fim do Mundo, mesmo que tratados de forma ficcional, é peça importante na fomentação do debate democrático e no sentimento de representatividade de quem se sente socialmente oprimido ou tem seus direitos legais lesados. Por isso se justifica a criação deste produto.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   37


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal