A escrita criativa para literatura infantil: uma abordagem comparada



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Cláudia Sofia de Sousa Mendes Mota 

 

A ESCRITA CRIATIVA  



PARA LITERATURA INFANTIL:  

UMA ABORDAGEM COMPARADA 

 

Tese de Doutoramento em Culturas e  Literaturas Modernas, orientada pela 



Professora  Doutora  Marta  Teixeira  Anacleto  e  pelo  Professor  Doutor 

Joaquim João Cunha Braamcamp de Mancelos, apresentada à Faculdade de 

Letras da Universidade de Coimbra 

 

julho


 

2015 


 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 



 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Faculdade de Letras 



 

 

 

A ESCRITA CRIATIVA  

PARA LITERATURA INFANTIL:  

UMA ABORDAGEM COMPARADA 

 

 

 

 

 

 

Ficha Técnica:

 

Tipo de trabalho 

Tese de Doutoramento 

Título 

A Escrita Criativa para Literatura Infantil: 

Uma Abordagem Comparada 

Autora 

Cláudia Sofia de Sousa Mendes Mota 

Orientadora 

Professora Doutora Marta Teixeira Anacleto 

Orientador 

Professor Doutor Joaquim João Cunha Braamcamp 

de Mancelos 

Identificação do 

Curso 

3º Ciclo em Culturas e Literaturas Modernas 

Data 

2015 

 

 



 

 



 

 

 



 

 

 




 

 

 



 

 

Aos  meus  filhos,  Adriana  e 



Guilherme,  com  quem  continuo  a 

viajar pelas histórias infantis. 

 

 

 




 

 

 



 

 



 

 

 



Agradecimentos 

 

 



À  Professora  Doutora  Marta  Teixeira  Anacleto  e  ao  Professor  Doutor  Joaquim  João  Cunha 

Braamcamp  de  Mancelos,  por  toda  a  disponibilidade  manifestada,  bem  como  pela 

orientação  e  apoio  dados  ao  longo  deste  trabalho  de  investigação.  E  pela  sabedoria 

partilhada.  

 

Aos  meus  pais,  ao  Jorge  e  à  Gélita,  pelo  suporte  de  retaguarda  e  incentivo,  e  por  me 



acompanharem pela vida fora.  

 

A Maurice Sendak, pela ilustração patente na capa da tese. Ela pertence à obra Onde vivem 



os monstros 

(© Maurice Sendak, 1963)

 

À Bernardete Francisco, por todo o apoio moral e informático.  



 

A todos aqueles que, mesmo sem o saberem, contribuíram para fazer despertar em mim a 

paixão pela Literatura Infantil e pelas Bibliotecas Escolares. 

 

 



 

 

 



 


 

 

 



 


 

 

 



 

 

À  sombra  do  plátano  é  que  se 



estava  bem.  O  mundo  era  um 

mapa  enrolado  —  e  nós,  ali  no 

verde  da  penumbra,  tínhamos 

aquela  conversa  sábia  de  quem 

não  descobriu  ainda  o  alfabeto. 

Hoje,  que  o  conhecemos  até  à 

fadiga,  não  sabemos  quantas 

pernas tem uma formiga. 

Pedro Alvim, Sofia Só 

 

 



 

 

 



 

Tens  razão,  meu  muito  menino, 

com as palavras pode-se aprender 

a sair de um tempo e de um lugar 

porque  “a  infância  é  um  ponto 

cardeal eternamente possível”. 

Ana  Paula,  “Carta  a  Ondjaki”  in 

Ondjaki, Os da minha rua 



 

 

 




 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

ix 


 

 

 

Índice 

 

 

 



 

Índice ....................................................................................................................................................... ix 

Resumo:................................................................................................................................................. xiii 

Abstract: ................................................................................................................................................. xv 

Introdução ............................................................................................................................................... 1 

Capítulo 1. O atual panorama de Literatura Infantil em Portugal ........................................................ 11 

1.1. A produção literária para crianças face ao contexto de recessão ............................................. 11 

1.2. Os temas em Literatura Infantil: imagens de nação e a nação imaginada ................................ 23 

1.2.1. Pressupostos teóricos de base ............................................................................................ 25 

1.2.2. Zonas de sombra e zonas de luz: a narrativa identitária nacional em Literatura Infantil ... 29 

1.2.3. Narrar o trauma e a violência aos mais jovens: como e porquê ......................................... 37 

1.3. A questão da autoria .................................................................................................................. 43 

1.3.1. Literatura Infantil: uma arte menor? .................................................................................. 43 

1.3.3. Quando os escritores de Literatura para adultos escrevem para crianças ......................... 46 

1.3.1. Os escritores consolidados de Literatura Infantil................................................................ 52 

1.3.2. A nova geração de escritores face à concorrência do mercado editorial ........................... 58 

1.4. O papel fulcral da crítica literária de Literatura Infantil ............................................................. 66 

Capítulo 2. Tendências da Literatura Infantil portuguesa face ao exterior .......................................... 73 

2.1. Importância dos Estudos Comparativos..................................................................................... 73 

2.2. Temas tabu? ............................................................................................................................... 75 

2.2.1. Diferença, inclusão e comunicação intercultural ................................................................ 80 

2.2.2. Género, homossexualidade e parentalidade ...................................................................... 90 

2.3. As recentes traduções e reedições de obras inglesas em Portugal ......................................... 103 

Capítulo 3. A Escrita Criativa na Literatura para a Infância ................................................................. 109 

3.1. O caráter didático da Escrita Criativa ....................................................................................... 110 

3.2. Pontos de partida ..................................................................................................................... 121 




 

 



3.2.1. Dos Contos Maravilhosos tradicionais à Literatura Infantil .............................................. 123 

3.2.2. Influência e intertextualidade ........................................................................................... 132 

3.2.3. Identidade e alteridade na escrita para crianças .............................................................. 138 

3.2.4. Pré-escrita e inspiração ..................................................................................................... 154 

3.3. A construção do texto literário ................................................................................................. 161 

3.3.1. Título e início da narrativa ................................................................................................. 161 

3.3.2. Ainda sobre a criação das personagens ............................................................................ 171 

3.3.3. Construção da intriga face à economia da narrativa ......................................................... 184 

3.3.4. A voz narrativa ................................................................................................................... 192 

3.3.5. Redação de diálogos .......................................................................................................... 200 

3.3.6. Importância do tempo e do espaço................................................................................... 205 

3.4. Ponto de chegada: o desenlace ................................................................................................ 217 

3.4.1. Final em aberto e/ou surpreendente ................................................................................ 218 

3.4.2. Questões de moralidade ................................................................................................... 221 

3.4.3. Os desfechos trágicos ........................................................................................................ 227 

3.5. A importância do trabalho de revisão ...................................................................................... 231 

3.6. Notas finais ............................................................................................................................... 235 

Capítulo 4. Elementos Interartes: a complementaridade das linguagens .......................................... 237 

4.1. Fundamentação teórica: os Estudos Interartes no âmbito da Literatura Comparada ............. 237 

4.2. Para que servem as imagens na Literatura Infantil? ................................................................ 242 

4.2.1. Artes em interação nos álbuns narrativos ......................................................................... 247 

4.2.2. Estudo de caso: A Bruxa Arreganhadentes, de Tina Meroto e Maurizio A. C. Quarello ... 256 

4.3. O texto face à capa e ao enquadramento gráfico .................................................................... 270 

4.4. Guardas e outras componentes paratextuais .......................................................................... 281 

4.5. O atual experimentalismo na Literatura Infantil ...................................................................... 287 

Capítulo 5. O futuro da Escrita Criativa para crianças ......................................................................... 297 

5.1. Um olhar sobre o amanhã: entre o papel e o digital ................................................................ 297 

5.2. Temas preferenciais nos livros infantis .................................................................................... 319 

5.3. Evolução dos álbuns narrativos ................................................................................................ 338 

Conclusão ............................................................................................................................................ 345 

Bibliografia ........................................................................................................................................... 357 

1. Bibliografia Ativa .......................................................................................................................... 357 

2. Bibliografia Passiva ...................................................................................................................... 366 

3. Obras de Referência .................................................................................................................... 393 




 

xi 


 

Anexos ................................................................................................................................................. 395 

Anexo 1 ............................................................................................................................................ 397 

Anexo 2 ............................................................................................................................................ 401 

Anexo 3 ............................................................................................................................................ 405 

 


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10316 -> Mesa-redonda
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10316 -> Antropologia social e cultural
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