3ª Série em valor: 4,00 1º Trimestre 2013



Baixar 100.91 Kb.
Encontro13.12.2019
Tamanho100.91 Kb.

GABARITO - 1ª Avaliação de HISTORIA

Prof: MASSAO HITO

3ª Série EM

Valor:

4,00

1º Trimestre 2013

Nome:

Nº:



  1. Os pobres e desempregados em Roma recebiam gratuitamente trigo do governo e todas as grandes cidades romanas tinham um anfiteatro no qual se realizavam grandes e brutais espetáculos.

a) IDENTIFIQUE a política dos imperadores romanos de distribuir alimento e patrocinar divertimento aos desocupados.

Resposta: Denominado de Política do Pão e Circo, essa prática foi adotada visando conter possíveis rebeliões da plebe romana, que vivia marginalizada, sem emprego e sem renda... Distração e Alimento.

b) FAÇA UMA ASSOCIAÇÃO entre a expansão militar de Roma e os espetáculos mencionados na legenda da figura.

Resposta: A expansão militar de Roma proporcionou milhares de escravos, vendidos a baixos preços, o que jogou no desemprego, os plebeus que trabalhavam para a aristocracia patrícia. As conquistas militares também provocaram redução de preços dos produtos oriundos da terra, levando à falência e endividamento, muitos plebeus proprietários de pequenas porções de terras. Desempregados e miseráveis, a plebe passou a viver em favelas, tornando a periferia romana um verdadeiro barril de pólvora, que poderia explodir a qualquer momento. Para evitar essa possibilidade, foram construídos os circos romanos, como o Coliseu de Roma, para distrair a plebe.



  1. Ao norte da África ficava a grande cidade de Cartago, que havia sido fundada pelos fenícios. Cartago era a mais rica cidade do Mar Mediterrâneo. Os comerciantes cartagineses tinham colônias em vários pontos do norte da África na Sicília, nas ilhas da Itália, na Grécia e até ao Sul da Espanha, como se vê no mapa acima. Roma havia crescido e ambicionava controlar a Sicília, mas boa parte da Sicília era controlada pelos cartagineses. Durante o período de 264 a 146 a.C, as duas cidades se defrontavam em três conflitos, conhecidos pelos historiadores por Guerras Púnicas. PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História e Vida. p.113

Após ler atentamente o texto e observar o mapa, EXPLIQUE o motivo das Guerras Púnicas, bem como suas consequências.

Resposta: As Guerra Púnicas foram o resultado do expansionismo romano, que pretendia estender seus domínios pelo Mediterrâneo. Para isso, era preciso derrotar seu principal rival, que tinha esse domínio... Cartago. Como consequência dessas guerras, Roma passa a deter o domínio de todo o Mediterrâneo (Mare Nostrum) e civilizações que habitavam em seu entorno. Escravos, produtos e riquezas afluíram para Roma, tornando-a um Império Universal.

3) "Quando Maomé fixou residência em Yatrib, teve início uma fase decisiva na vida do Profeta, em seu empenho de fazer triunfar a nova religião. A cidade de Yatrib, que doravante seria chamada de Madina al-nabi (Medina, a cidade do Profeta), tornou-se a sede ativa de uma comunidade da qual Maomé era o chefe espiritual e temporal." (Robert Mantran, EXPANSÃO MUÇULMANA.)



Resposta: Como ficou conhecida essa mudança para Medina, que assinala o início da era muçulmana? 

Resposta: Ficou conhecida como Hégira, o que marca o início do calendário muçulmano, ocorrido no ano 622
4) O texto abaixo refere-se aos progressos de uma importante civilização dentro da História da Humanidade nos séculos VII ao XIV da era cristã. A partir das informações fornecidas, identifique a religião, o livro sagrado, o profeta e a principal cidade que caracterizam este povo.

“Um povo, até então quase desconhecido, unificara-se levado pelo impulso de uma nova religião. [...] Os mais antigos Estados desmoronavam e, do Sir-Daria ao Senegal, as religiões estabelecidas inclinavam-se diante de uma recém-chegada, a mesma que, hoje, conta cerca de 300 milhões de fiéis. A nova civilização resultante destas conquistas alinhar-se-ia entre as mais brilhantes e seria, de vários pontos de vista, a preceptora do Ocidente, depois de ter por sua vez recolhido, vivificando-a, grande parte do legado antigo. (PERROY, E. "A Preeminência das Civilizações Orientais". In CROUZET, M. "História Geral das Civilizações". Tomo III, 1.o vol., p. 95.)



Resposta:

Religião: Islamismo ou Muçulmana;

livro sagrado: Alcorão

profeta: Maomé

principal cidade: Meca

A folha de resposta é um documento do aluno, portanto este deve se responsabilizar pela mesma.



Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal