3ª Aula o testemunho de josé



Baixar 7.7 Kb.
Encontro29.10.2019
Tamanho7.7 Kb.

E Jacó habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai. E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente. Gênesis 37:1-4

3ª Aula

O TESTEMUNHO DE JOSÉ

3ª aula

Vamos estudar sobre o testemunho de José, o filho amado de Jacó.

Teve uma vida tão digna que é o mais perfeito tipo de Jesus. Viveu os ensinos recebidos do seu pai Jacó. Viveu momentos difíceis, mas deu testemunho do seu Deus durante toda a sua vida.

 

JOSÉ CONTA AOS IRMÃOS OS SEUS SONHOS:



JOSÉ SOFRE TRAIÇÃO DOS SEUS IRMÃOS

Cuidava das ovelhas junto com os seus irmãos e via o mau testemunho deles. Não concordava e passava para o pai a má fama deles.

JOSÉ

O pai o amava, porque era o mais moço e era obediente.

Jacó fez para ele uma túnica de várias cores e isso causou inveja em seus irmãos, a tal ponto que deixaram de falar com ele e planejaram matá-lo. Quando seu pai o enviou para ver como estavam os seus irmãos e trazer notícias deles e do rebanho, eles viram-no de longe devido à túnica colorida que o pai lhe dera.

JOSÉ

JOSÉ INTERPRETA SONHOS NA PRISÃO

Gênesis 40 fala de dois homens da corte de Faraó. Foram lançados na prisão e José era encarregado de servi-los. Os (um era copeiro do rei e o outro, padeiro) tiveram sonhos os dois na mesma ocasião e estavam preocupados com o sonho.

José percebeu que estavam tristes, preocupados, e perguntou-lhes a razão.

“É que nós sonhamos e não há ninguém que os interprete.”



José disse: não fiquem preocupados. Do Senhor são os sonhos e d’Ele as interpretações.

O copeiro disse: “No meu sonho vi uma videira e nela havia três brotos e a sua flor saía, os seus cachos amadureciam em uvas. O copo de Faraó estava na minha mão e eu tomava as uvas e espremia e o dava na sua mão”

José deu a interpretação: “Dentro de três dias Faraó te restaurará ao teu lugar de Copeiro. Quando isso acontecer, lembra-te de mim. Faze menção de mim a Faraó, para que me liberte desta prisão, porque fui roubado de minha casa e aqui nada tenho feito para ser posto nesta cova.”

Gênesis 40.16-23 – O Padeiro ouviu a interpretação e contou o seu sonho: “Sonhei que três cestos brancos estavam sobre a minha cabeça e neles havia todos os manjares, obra de padeiro, mas as aves do céu comiam do cesto que estava sobre a minha cabeça.”

“Esta é a interpretação: Os três cestos são três dias; dentro ainda de três dias tu serás morto.”

Assim aconteceu. Ao terceiro dia era aniversário do Faraó. Foi feito um banquete a todos os seus servos e o Copeiro-mor foi chamado para servir, conforme José interpretou. O copeiro-mor foi chamado para servir ao rei.

É assim que acontece: Recebemos as bênçãos e nos esquecemos de agradecer a Deus.

Faraó reconheceu que José tinha o entendimento e a sabedoria, e que havia o Espírito de Deus nele. Deu, portanto, anel, vestido de linho, um colar de ouro no pescoço para que fosse o governador do Egito. José tinha 30 anos.

Isso nos lembra que Jesus iniciou o seu ministério com 30 anos.

José saiu de uma prisão para sentar-se ao lado de Faraó e ser o segundo no reino.

Longo tempo de testemunho fiel ao seu Deus.

Assim Deus tem feito conosco, nos tirou, do mundo, nos livrou do cárcere e nos levou para um lugar de bênção, ao lado do nosso Senhor Jesus.

OS SETE ANOS DE GRANDE FOME CHEGARAM SOBRE TODA A TERRA.

A fome chegou e os irmãos de José foram ao Egito comprar comida.

 

No Egito, apresentaram-se ao homem mais importante, José. Inclinaram-se perante ele e José os reconheceu e se lembrou do sonho que tivera. Os irmãos não o reconheceram, davam-no como morto.

JOSÉ DÁ-SE A CONHECER A SEUS IRMÃOS

 

Gênesis 45

Os irmãos de José voltaram ao Egito e estavam com medo de José se vingar deles, mas José os tranquilizou e disse: “Eu sou José, vosso irmão que foi vendido para o Egito, mas não temais, “porque para vossa salvação Deus me enviou para cá.”

 

JOSÉ TRAZ TODA A FAMÍLIA PARA O EGITO

Voltaram para a casa e contaram tudo para o pai Jacó, foi uma grande alegria: José vive e é governador de toda a terra do Egito.

Pai, José mandou buscar toda a família porque ainda haverá cinco anos de fome. Faraó mandou carros e uma grande comitiva para trazê-los ao Egito.

Assim toda a família foi para o Egito e lá, habitaram em uma cidade na melhor terra, Gósen, às margens do Rio Nilo. Tudo porque o testemunho de José foi anunciado ao longo de sua vida.

“Meu filho vive! Que bênção!”

Jesus morreu por nossos pecados, Deus, o Pai, o recebeu em glória! O Filho vive!


Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal