1a o objetivo do homem pré-histórico ao desenhar nas paredes das grandes cavernas era



Baixar 249.99 Kb.
Encontro10.12.2019
Tamanho249.99 Kb.

AGORA É COM VOCÊ!!!

ATIVIDADES

1a) O objetivo do homem pré-histórico ao desenhar nas paredes das grandes cavernas era:

a)uma forma de se comunicar com os deuses da pré- história;

b)sua religião formal para obtenção das bênçãos divinas;

c)prender sua alma para usá-Ia como alimento diário e em rituais de fertilidade;

d)aprisionar a alma do animal para torná-Io vulnerável e fácil de ser capturado;

e)prender seu espírito para utilizar rituais de fertilidade.


2a) Em relação as primeiras formas de arquitetura e as descobertas junto ao fogo feitas pelo homem do Neolítico, nessa ordem, foram:

a)menir e dorme/ cerâmica e metalurgia;

b)menir e acordas/ olaria e fundição;

c)menir e dólmen/ cerâmica e metalurgia;

d)menus e dolmen/ cerâmica e metalurgia;

e)menir e dolmen / olaria e metalurgia.


3a) As pinturas feitas nas paredes das cavernas são também conhecidas como pintura rupestre que quer dizer:

a)Gravado ou uma boa caçada;

b)Uma boa caçada ou traçado na rocha;

c)gravado ou traçado na rocha;

d)Traçado na rocha ou grafismo;

e)Gratismo ou gravado na rocha.


4a) As colunas que sustentavam os templos gregos eram formadas por três partes e apresentavam diferentes formas, caracterizando três estilos gregos. Temos então, respectivamente:

a)dórico, jônico e coríntio/base, fuste e flamengo;

b)base, troste e capitel/ dórico, jânico e coríntio;

c)quartel, forte e capitól/dárico, jônico e coríntio;

d)base, fuste e capitel/ dórico, jônico e coríntio;

e)base, fortes e capitel/ dórico, jônico e remo.


5a) A pintura em vasos contava histórias gregas ou narrava eventos contemporâneos, como a guerra e as festas. O Período Arcaico tardio foi a época áurea da pintura em cerâmica que se destaca em:

a)figura preta e figura vermelha;

b)figura laranja e figura vermelha;

c)figura marrom e figura vermelha;

d)figura clara e figura vermelha

e)figura roxa e figura vermelha;


6a) Na estatuaria romana, a característica dá-se pela:

a)representação idealizada e bela das pessoas;

b)representação fiel da realidade e das pessoas;

c)representação detalhada das imagens e seres;

d)representação de motivos tribais com precisão;

e)representação distorcida da realidade observada.


7a) Fazem parte das inovações romanas:

a)arco, flecha, cimento e colunas dóricas;

b)arco, abóbora, cimento e colunas decorativas;

c)arco, abóbada, concreto e colunas jônicas;

d)arco, abóbada, concreto e colunas decorativas;

e)arco, abóbora, concreto e colunas decorativas.


8a) Em qual período da pré-história os homens da caverna aprendem a cultivar a terra e a criar animais instalando-se em lugares fixos:

a)período do paleolítico

b)período da pedra lascada

c)período do neolítico

d)período arcaico

e)período dos metais


9a) Uma coluna é dividida em três partes, notamos a diferença de uma coluna para a outra através de seu(ua):

a)capitel

b)fuste

c)kouro


d)base

e)fídia







IMAGEM 1 IMAGEM 2


10) Em relação às imagens 1 e 2, elas demonstram ser arquitetura do período neolítico chamada:

a)imagem 1(MENI) e imagem 2 (JÔNICA)

b)imagem l(FUSTE) e imagem 2 (DÓLMI)

c)imagem 1(MENIR) e imagem 2 (DÓLMEN)

d)imagem I(DÓLMEN) e imagem 2(ARRANJO CIRCULAR DAS PEDRAS)

e)todas as alternativas estão incorretas


11a) Essa técnica consistia em modelar a imagem em cera e cobri-lá com argila. Após a secagem, a cerâmica era aquecida no fogo e, dessa forma, a cera escorria, deixando oco o interior do objeto. Em seguida, derretia-se o ferro e colocava-o na fôrma de cerâmica. Essa técnica é chamada de:

a)técnica da cera positiva

b)técnica da cera perdida

c)técnica da cera negativa

d)técnica da cera mista

e)técnica da cera do ferro derretido



12a) A coluna acima é o mais ambicioso desses monumentos realizados pelos romanos. Mostra um relevo envolvendo a coluna em mais de duzentos metros de espiral interrupta, comemorando massacres em mais de 150 cenas. Essa coluna é chamada de:

a)coluna de trapano

b)coluna de japano

c)coluna de trajano

d)coluna de pano

e)coluna de trapa


13a) Visualizando a planta abaixo de um templo grego.





Responda: O templo grego se divide em três recinto que é a entrada, a outra é onde ficavam as imagens e por último a saída. Como se chama por ordem:

a)pronau / naos e opistódomo

b)opistódomo / naos e pronau

c)naos / pronau e opistodomo

d)naus / nal e opistódomo

e)nal / opistódumu e naus


14a) Como se chama o recurso arquitetônicos desconhecidos pelos gregos e egípcios, mas transmitidos aos romanos pelos etruscos:

a)arco e abóbora

b)abóbora e arcu

c)habóbada e arco

d)arco e abóbada

e)bóbada e arcco


15a) “O homem é a medida de todas as coisas”. A

filosofia grega se resumia nas palavras de:

a)Pitágoras

b)Platão


c)Sócrates

d)Protágoras

e)Dionísio
16a) Representações fiéis da realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes. Esse estilo se enquadra na pintura romana no:

a)1a estilo

b)2a estilo

c)3a estilo

d)4a estilo

e)5a estilo


17a) A religiosidade é uma característica muito relevante no estudo da arte na pré-história. Que item atesta esta realidade e justifica a arte rupestre?

a)As pinturas serviam de decoração das cavernas para os deuses.

b)Os homens cultuavam seus deuses a todo o momento em suas pinturas.

c)Era parte de um processo de magia para interferir na captura de animais.

d)Havia a intenção imediata do artista em criar uma arte decorativa e religiosa.

e)Havia uma intenção do artista em criar uma técnica no período neolítico em desenhar nas paredes das cavernas chamada de naturalismo.


18a) A técnica de pintura utilizada pelos romanos recebia seu nome em relação ao processo que era usado na sua composição. Que técnica era esta?

a)Pintura a Óleo

b)Técnica em gesso

c)Encáustica

d)Afresco

e)Técnica do ocre


19a) Na idade do Paleolítico as cenas que retratavam o animal observado, em tamanho natural e fielmente como eram na natureza, deram origem ao estilo denominado:

a)Naturalismo

b)Geometrizante

c)Simplificador

d)Pintura rupestre

e)Pintura em negativo


20a) Nas cavernas foram encontradas, também, peças em osso, madeira, pedra e barro. Algumas delas eram

esculturas, nas quais predominavam imagens femininas, com ventre largo e cabeça grudada ao corpo. Tal representação era provavelmente uma forma de divinizar o poder da fertilidade e da concepção, exclusivo das mulheres. Existe a hipótese, também, de que essas estatuetas seriam uma forma de amuleto de boa sorte. É desse período a:

a) Vênus de Willenporf

b) Vênus de Willentorf

c) Vênus de Willenborf

d)Vênus de Willenfford

e)Vênus de Willendorf
21a) Os desenhos feito nas paredes das cavernas durante o período da Pedra Polida ou Neolítico chama-se:

a)Simplificador ou geometrizante

b)Naturalismo

c)Pintura rupestre

d)Pictórico

e)Geometrizante ou Semplificador


22a) A Idade dos Metais, que compreende o:

a)Período do Cobre, Chumbo e Estanho

b)Período do Bronze, Chumbo e Níquel

c)Período do Níquel, Chumbo e Ferro

d)Período do Ferro, Níquel e Estanho

e)Período do Cobre, Bronze e Ferro

23. De acordo com os estudos sobre a Arte Egípcia, julgue os itens das questões abaixo:

Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:

( ) A maior preocupação dos egípcios era garantir uma vida após a morte confortável para seus soberanos, que eram considerados deuses.

( ) A religião era o aspecto mais significativo da cultura egípcia. Tudo era orientado por ela.

( ) A principal característica da Arte Egípcia foi a busca de uma ordem e de uma disciplina que superasse o ideal de infinitude do espaço das igrejas católicas.

( ) A arquitetura egípcia se realizou sobretudo nas construções mortuárias.

( ) No Egito, o emprego do ferro e do vidro levou a um excesso de floralismo decorativista, cujo exemplo mais claro são as famosas pirâmides egípcias.

( ) A imponência das construções egípcias eram feitas para atestar a grandiosidade do poder político do Faraó.



( ) A Lei da Frontalidade era rigidamente obrigatória. Essa lei determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de perfil, enquanto sua cabeça, pernas e pés eram vistas sempre de frente.
24. Analise a imagem:

É correto afirmar que a imagem representa:

a) uma cena do cotidiano dos hititas, na pesagem de mercadorias comercializadas com o povo egípcio.

b) acontecimentos do sonho de Moisés, de libertação do povo hebreu, quando era prisioneiro do faraó.

c) o início do mundo para os antigos egípcios, quando Nut, deusa do céu e das estrelas, anuncia sua vitória diante de Chu, deus do Ar.

d) o livro dos mortos dos egípcios, com Osíris à direita e Anúbis ao centro, pesando o coração de um morto para avaliar sua vida.





Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal