1. Semelhanças embrionárias



Baixar 48.58 Kb.
Encontro11.12.2021
Tamanho48.58 Kb.
#19253
Evolução (1)
Fisica Carron3 PNLD2018-29-55

EVOLUÇÃO

Estuda as transformações dos seres vivos ao longo do tempo.

Evidências evolutivas:

1. Semelhanças embrionárias

As semelhanças entre os embriões de determinados grupos de animais são ainda maiores do que as semelhanças encontradas nas formas adultas. por exemplo, é difícil distinguir embriões jovens de peixes, sapos, tartarugas, pássaros e seres humanos, todos pertencentes ao grupo dos vertebrados. Essa semelhança pode ser explicada se levarmos em conta que durante o processo embrionário é esboçado o plano estrutural básico do corpo, que todos eles herdaram de um ancestral comum.






2. Homologia

Certos órgãos ou estruturas se desenvolvem de modo muito semelhante nos embriões de todos os vertebrados. São os órgãos homólogos. Apesar de terem a mesma origem embrionária, os órgãos homólogos podem ter funções diferentes, como é o caso do braço humano e da asa de uma ave, por exemplo.





3. Analogia

Se dois órgãos ou estruturas desempenham a mesma função, mas têm origem embrionária diferente, são chamados análogos. As asas de aves e de insetos, por exemplo, são estruturas análogas: ambas servem para voar, porém suas origens embrionárias são totalmente distintas.







4. Convergência adaptativa



Não existe grau de parentesco próximo, mas se assemelham por viverem no mesmo ambiente e isso apresentar vantagens. Ex.; ictiossauro (réptil), tubarão (peixe cartilaginoso) e golfinho (mamífero).
Baixar 48.58 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal