1 - " Ode ao burguês" e o Futurismo



Baixar 14.33 Kb.
Encontro21.09.2022
Tamanho14.33 Kb.
#25457
Arte Moderna - Literatura

1 -) “ Ode ao burguês” e o Futurismo.
A -) Na sua opinião, os pontos de contato entre “Ode ao burguês” e o Futurismo referem-se à forma ou ao conteúdo do texto ? Por quê?
R: Sabendo que o movimento literário europeu denominado Futurismo buscava por meio da arte expor ideologias consideradas fascistas, pode-se afirmar que o poema ode ao burgês apresenta-se como semelhante ao futurismo somente quando se trata da estrutura formal do texto, isto é, da sua métrica dentre outras características que o compõem.

B -) Escolha um dos procedimentos estilísticos do poema que podem ser associados ao Futurismo, justificando sua opinião.


R : Tanto o conjunto de imagens-síntese quanto os "cortes" cinematográficos presentes no poema sugerem a rapidez da nova linguagem artística, defendida pelos futuristas.

2 -) “ Ode o burguês” e o Cubismo. Note que a percepção cubista da linguagem como algo descontínuo, fragmentado, encontra ressonância na própria estruturação enumerativa de “ Ode ao burguês”.


A -) O elemento presente no poema que o torna inteligível, apesar da forma descontínua e fragmentária com que nele o burguês é caracterizado, é a repetição de uma mesma estrutura frasal. Exemplifique
R : Os duques faziam parte de uma associação de indivíduos de mesma escala
B -) A linguagem predominantemente nominal é outro traço cubista presente no poema. Identifique alguns exemplos desse tipo de linguagem ao longo da primeira estrofe
R: Enquanto o 2º, o 3º e o 4º versos da estrofe são nominais, os dois versos que a finalizam apresentam verbo de ligação, e não verbo de ação.

3 -)” Ode o burguês e o Dadaísmo


A -) Relacione o título do poema ao seu conteúdo, explicando o caráter daísta de tal relação
R : Essa relação apresenta um caráter dadaísta por sua agressividade, seu humor irreverente e demolidor.

B -) Na sua opinião, por que o tom predominante no poema lembra as principais propostas dadaístas?


R : Sabendo que o movimento literário europeu denominado Futurismo buscava por meio da arte expor ideologias consideradas fascistas, pode-se afirmar que o poema ode ao burgês apresenta-se como semelhante ao futurismo somente quando se trata da estrutura formal do texto, isto é, da sua métrica dentre outras características que o compõem.

4 -) “ Ode ao burguês” e as vantagens europeias. Agora é o momento de declamar o poema, procurar incorporar, ao longo da declamação, seu tom vanguardista
Baixar 14.33 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal